Covid-19: Paranaguá inicia a primeira fase da vacinação para adolescentes nesta quarta-feira (15)

Crédito da Foto - FDR

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Paranaguá recebeu um novo lote de vacinas contra a Covid-19. Segundo a 1ª Regional de Saúde, são 4.920 imunizantes da Pfizer para D1 e 1.160 doses da CoronaVac para D2.

O montante deve começar a ser utilizado na força-tarefa desta quarta-feira (15). A intenção da Prefeitura de Paranaguá é destinar as primeiras doses para a imunização dos adolescentes entre 12 e 17 anos.

No entanto, será obedecida a norma técnica do Ministério da Saúde, a qual prevê que a vacinação deste público seja iniciada com adolescentes diagnosticados com deficiência permanente.

Para que essas pessoas não precisem se deslocar até a Estação Ferroviária, serão enviadas equipes nas casas e nas escolas especiais do município: Cedap, Apae e Eva Cavani.

Nesta etapa, também serão vacinados adolescentes com comorbidades. A lista com detalhes sobre este público está disponível no site da Prefeitura de Paranaguá: www.paranagua.pr.gov.br. Neste caso é preciso apresentar o laudo ou atestado médico, além dos documentos pessoais do adolescente, dos pais ou responsáveis, comprovante de residência e o Cartão SUS atualizado.

Os adolescentes devem estar acompanhados apenas por uma pessoa, pai, mãe, ou responsável legalmente constituído que deve assinar o Termo de Aceite no ato da vacina.

Já a vacinação por idade dos adolescentes, em breve deve ser iniciada, segundo a prefeitura. Segue também nesta quarta-feira (15), a vacinação de pessoas com 18 anos ou mais, além da aplicação das segundas doses na Estação Ferroviária.

No caso da segunda dose, será aplicada a Pfizer em pessoas com retorno agendado até o dia 22 de outubro e AstraZeneca em pessoas aptas a completar o ciclo vacinal até 30 de setembro.

Já quem recebeu a CoronaVac deve aguardar a data indicada no documento vacinal recebido no ato da primeira dose.