Crimes diminuem no Paraná, mas comerciantes pedem policiamento mais ostensivo

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Rua Faria Sobrinho, no Centro Histórico, é uma das ruas mais movimentadas de Paranaguá, devido ao grande número de lojas e outros estabelecimentos comerciais localizados nesta região. No entanto, apesar da localização central, os furtos, assaltos, roubos e outras ações criminosas têm se tornado cada vez mais frequentes.

A empresária Graziele Matoso, tem uma loja de produtos personalizados na Rua Faria Sobrinho e recentemente, teve que pedir ajuda para uma vizinha por WhatsApp, porque se sentiu ameaçada por um homem que estava em atitude suspeita, rondando seu comércio.

“A polícia faz a parte dela, mas precisamos de um policiamento mais ostensivo especialmente nos horários em que abrimos e que fechamos as portas, nestes horários, infelizmente, acaba ficando mais perigoso e acabamos nos tornando mais vulneráveis devido ao movimento mais fraco e falta de fluxo nas ruas”, comenta a empresária.

Em contrapartida, informações apuradas no Relatório Estatístico Criminal do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), da Secretaria de Estado da Segurança Pública, divulgadas no dia 20 de maio, apontam uma redução de 38% no número de roubos registrados no Paraná no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O número de roubos registrados no Estado do Paraná, passou de 11.193 para 6.844 registros, ou seja, 4.349 casos a menos, essa redução foi constatada em todo Estado. O número de furtos também caiu 13,7%. Em 2021 foram 35.334 registros, contra 40.968 nos três primeiros meses de 2020, o que indica menos 5.634 crimes nesta modalidade.

Entrevistado por veículos de comunicação, o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, atribui a redução da criminalidade ao aumento de policiamento nas ruas, ao trabalho de planejamento estratégico, às investigações dos crimes, além das constantes ações realizadas para combater a criminalidade.

Mesmo com os bons resultados registrados em todo Paraná, em alguns locais com a Rua Faria Sobrinho, no Centro Histórico de Paranaguá, o policiamento precisa ser intensificado ainda mais, para garantir aos comerciantes, empresários e clientes, a segurança necessária para ir e vir com tranquilidade.

“Precisamos de mais rondas na nossa região, principalmente em ruas menos movimentadas, incluindo as localizadas no Centro Histórico, essas ruas infelizmente acabam sendo esquecidas e virando alvo de assaltantes”, finaliza a empresária Graziela.

 

 

 

 

PARCEIROS