Cuidado: Inverno chegou e pode ser fatal para os animais de estimação

Presença de pelos não garante que os bichinhos estejam aquecidos. Crédito da foto: Digital Vet

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Os dias gelados de inverno chegaram e se engana quem pensa que os bichinhos de estimação não sentem frio porque eles têm pelos. Segundo os veterinários, o inverno afeta o dia a dia dos pets e pode agravar doenças preexistentes. Animais que apresentam dores nos ossos ou articulações, animais cardiopatas, aqueles com problemas respiratórios, exigem ainda mais cuidados e atenção por parte dos tutores.

Segundo a veterinária Klarissa Scremin é preciso ficar atento a alguns sinais de que os bichinhos podem estar sentindo frio, como: ficar em posição fetal e encolhidos, tremores, patinhas geladas. “Essa história de que os pets são sentem frio devido aos pelos, é mito. Eles sentem frio assim como nós, apesar da camada de pelos”, alerta a veterinária.

Na imagem, a veterinária Klarissa Scremin. Crédito da foto: Enviada pela entrevistada

Klarissa destaca que com alguns cuidados simples é possível manter os bichinhos aquecidos e protegidos nos dias mais frios.“ O ideal é utilizar nos pets roupas próprias de animais. Mantê-los abrigados de vento, chuva e frio. Disponibilizar uma caminha, ou até mesmo caixa de papelão com panos. Tudo ajuda para espantar o frio”, ensina a veterinária.

Muitos tutores relatam que seus animais de estimação não se acostumam a usar roupinhas próprias para eles, neste caso há outras alternativas. “Realmente muitos não se acostumam com as roupinhas, mas se tentar colocar eles entendem que estão quentinhos e não tiram. É questão de acostumar mesmo. No caso dos animais que realmente não gostam, o jeito é procurar que eles estejam aquecidos através de um abrigo, canil, ou dentro de casa. Ou seja, evitar a friagem”, pontua Klarissa.

De acordo com a veterinária, o frio em excesso por ser fatal para o pet. “ O tempo gelado pode trazer muitas consequências negativas para os pets como resfriado em gatos e gripe canina em cães. Inclusive existe vacina para ambos, exatamente para evitar tais doença. Infelizmente o frio em excesso causa o óbito, as baixas temperaturas são fatais para esses anjinhos”, completa ela.