Para muitos, o sorriso é o cartão de visitas de uma pessoa. No entanto, não é somente o sorriso que conta quando falamos de nossa boca, tendo em vista que é uma região que compreende a capacidade de falar, sorrir, cheirar, saborear, mastigar, engolir, entre outras funções.
Além disso, a cavidade bucal também possui outra grande função, ser um indicador de como está a sua saúde, isso porque, diversas doenças manifestam muitos sinais pela boca.
Dentre elas, algumas com prognóstico comprometedor como a leucemia, diabetes, endocardites, doenças autoimune, anemia e outras.
A dentista Natália Martins destaca quais as principais doenças odontológicas diagnosticadas em consultório.
“A cárie sem dúvidas é uma das doenças mais recorrentes no consultório, após temos em destaque a gengivite, periodontite, aftas, herpes labial, candidíase oral, abscessos odontológicos, câncer bucal, entre outras, porém essas seriam em mais destaque no cotidiano”, explica.
A dentista reforça também que apesar de parecerem inofensivos, esses problemas na região da boca podem ser sim, um sinal de alerta.
“Sim, a maioria dependendo do nível e grau colocaria a vida em risco, pois a partir destes problemas podemos desenvolver infecções ou inflamações de um risco maior. Muitas destas doenças têm algum sintoma (dor, incômodo) ou se não houver sintomas possuem algum aspecto que podemos analisar que não está normal: como manchas brancas, pontos pretos ou mais escuros, vermelhidão, sangramento, inchaço”, orienta doutora Natália.
Para concluir, a dentista deixa algumas orientações.
“Para evitar, recomendamos a consulta periódica ao dentista, além de realizarmos os tratamentos necessários, te mostraremos o que pode ser melhorado em sua higiene bucal e passaremos algumas orientações necessárias. O dentista pode diagnosticar doenças que ainda não demonstraram sintomas e não foram identificadas pelo paciente. É muito mais fácil tratar qualquer problema descoberto nos estágios iniciais, por isso, recomendamos não procurar o profissional apenas quando perceber que algo está errado ou quando apenas estiver com dor. Ter uma higienização adequada é primordial, para isso indicamos a escovação no mínimo três vezes ao dia e o uso do fio dental, que ajuda muito. Podemos destacar também os cuidados com a saúde física, mental e com a alimentação, os quais fazem muita diferença”, finaliza Natália.