De olho na dengue: Alunos do Colégio São Francisco produzem seu próprio repelente

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Os casos de dengue vem crescendo dia após dia em todo Paraná. Segundo o último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), no Litoral, foram registrados 54 novos casos da doença somente na última semana.

Dentre os casos, 42 foram detectados em Matinhos, 7 em Guaratuba e 5 em Paranaguá. Também foi registrado um óbito em decorrência da doença em Pontal do Paraná.

Pensando nisso, a diretoria do Colégio Estadual São Francisco, em Paranaguá, resolveu instigar dentro do ambiente escolar a prevenção da doença. Os alunos receberam orientações de profissionais e aprenderam a produzir repelentes.

“ Esse projeto surgiu para que os alunos trabalhassem a teoria e a prática no processo de aprendizagem. Para isso, enviamos alguns alunos para o laboratório da UFPR de Matinhos, para que eles conhecessem o funcionamento do espaço e criassem estima pelo projeto”, conta o professor Francisco José Teixeira, diretor da instituição.

São os próprios alunos que produzem o repelente e podem levar o produto para casa. A comunidade do entorno escolar também é beneficiada com a iniciativa.

Antes de colocar em prática a produção do repelente, os estudantes passaram por rodas de conversa, debates, receberam cartilhas e informações sobre o tema.

“ São os alunos do 8º e do 9º ano que produzem junto com o professor de ciências. Aqui na instituição sempre estamos envolvidos com projetos de apoio à comunidade, como o de arrecadação de tampas de garrafa pet para o Lar dos Idosos Perseverança, finalizamos uma etapa da campanha e já vamos iniciar outra”, completa o diretor.