Deflagrada nesta sexta-feira (10), Operação que visa desarticular grupos criminosos

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Na manhã desta sexta-feira (10), aconteceu uma coletiva de imprensa na Delegacia Cidadã de Paranaguá.

Ela teve como objetivo fazer um balanço da operação deflagrada na manhã de hoje. Na ocasião, estavam presentes representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil.

A operação visa desarticular grupos criminosos que vem travando a disputa pelo domínio do tráfico de drogas no Litoral do Paraná. Fato que tem aumentado também o número de homicídios na região.

Cerca de 100 policiais civis e militares participaram da ação, que conta com o apoio de cães da PCPR. A operação é resultado de investigações realizadas de forma integrada entre a PCPR e PMPR.

Segundo a Polícia Civil, eles receberam a informação de que um determinado grupo criminoso havia ganho o poder na cidade. Em razão disso, começou a cometer uma série de homicídios vitimando integrantes do grupo rival.

“A investigação durou um mês e foi efetuada junto à Polícia Militar e através de levantamentos locais. Hoje houve o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão e um pedido de prisão preventiva, mas que não foi possível cumprir pois o acusado não se encontrava no endereço”, explica o Delegado Nilson Diniz.

Na operação foram recolhidos dinheiro, câmeras de monitoramento, celulares e outros itens. “O dinheiro foi encontrado na casa de um dos alvos da PM, cerca de R$25.900,00 e ao que tudo indica a residência pertence a um dos presos pelo roubo à Caixa Econômica Federal”, ressalta o Delegado.

Ainda segundo ele, crimes como o roubo são executados para financiar o tráfico de drogas. O monitoramento ocorreu em vários bairros de Paranaguá especialmente em uma região conhecida pelo intenso tráfico de drogas e casos de violência.

“Tomamos a região conhecida como Beco do Luizinho, que era uma das células mais fortes deste grupo criminoso”, diz Nilson Diniz.

Doutor Ivan José da Silva Diana, Delegado Operacional da Polícia Civil, também falou sobre a operação. “As ações integradas para combater a escalada da violência em Paranaguá vão continuar ocorrendo justamente para marcar a presença da polícia e dar uma resposta para a sociedade”, reforça ele.

Já o Capitão Marçal explicou como foi a participação da Polícia Militar na operação. “Nosso trabalho aconteceu através do setor de inteligência que levantou as informações e repassou para a Polícia Civil. Depois contou com o apoio das equipes táticas e agora vamos trabalhar preventivamente nos locais investigados para achar esses criminosos”.

O Delegado Nilson Diniz, comentou durante a coletiva, sobre o alto índice de violência registrado durante o mês de janeiro. E disse que os crimes ocorridos e que não possuem ligação com o tráfico de drogas, também são prioridade.

“Tivemos no mês de janeiro, homicídios que fogem da curva natural de vínculo com a traficância e estamos dando uma atenção especial à eles. A Polícia Civil está trabalhando de forma incansável no levantamento de informações que possam levar a captura dos autores”, pontua o Delegado.

Informações que possam levar as Polícias Civil e Militar à elucidação desses crimes podem ser repassadas anonimamente através do 190 ou 181, o Disque Denúncias.

Confira imagens da operação 👇🏻