Foi divulgado na tarde desta terça-feira (30), mais um informe epidemiológico da dengue no Paraná. Os dados foram apurados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e trazem os números atualizados da doença durante a última semana nos municípios paranaenses.
O novo período sazonal da dengue começou no dia 31 de julho de 2022 e segue até o mês de agosto do ano que vem. Segundo o boletim, durante a última semana, foram registrados 129 novos casos em todo Estado, sem nenhuma morte e 1.409 notificações.
Até agora, o Paraná soma 388 casos, 3.759 notificações e nenhuma morte em decorrência da dengue.
Casos no Litoral do Paraná:
Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Matinhos e Guaratuba não registraram novos casos de dengue durante a última semana. Paranaguá registrou 1 caso e Pontal do Paraná também 1.
No total, desde que iniciou o novo período epidemiológico da dengue: Matinhos registrou 1 caso, Paranaguá também 1 caso e Pontal do Paraná 3 casos.
Principais Sintomas:
Febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Já nos casos considerados graves, pode ocorrer hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode levar ao óbito.
Prevenção:
Conservar o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Uso de repelentes e inseticidas e também a utilização dos chamados mosquiteiros, os quais, oferecem boa proteção para aqueles que dormem durante o dia como: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
Foto: Cesar Brustolin/SMCS