Dermatologista alerta sobre cuidados com a pele neste verão

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Os dias quentes chegaram e com eles os cuidados com a pele devem ser redobrados, pois neste período são mais comuns as atividades e eventos ao ar livre. Por conta do aumento da exposição ao sol, aumentam também o risco de queimaduras, câncer de pele e outros problemas, já que nesta época a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra. Por isso, não dá para deixar a fotoproteção de lado.

Se usar protetor solar como aliado durante o ano todo é importante, neste período ele é indispensável. E os números estão aí para provar: o câncer de pele é um dos mais comuns em todo mundo.

No Brasil, este tipo de câncer responde por 33% de todos os diagnósticos da doença, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos.

Usar filtro solar, beber muita água, vestir roupas leves, investir em acessórios como chapéus e bonés, além de outros cuidados simples, são essenciais para manter a pele bonita e saudável o ano todo, em especial, durante o período mais quente.

O dermatologista Charles Dominicis, que integra o corpo clínico da Unimed Paranaguá, enumera os principais problemas ocasionados quando a pele não é protegida adequadamente da radiação solar.”As principais consequências são: Câncer da Pele, envelhecimento e Inflamações”, explica ele.

O médico também orienta sobre os principais cuidados que devem ser tomados, especialmente nos dias mais quentes.

“A exposição ao sol deve ser de 7h até 10h e após às 16h e sempre com o uso do protetor solar. Além disso, muitos líquidos devem acompanhar a todos, senão além da desidratação, a tontura é comum, se houver menor ingestão de água neste período”, destaca doutor Charles.

Ainda segundo o médico, o uso do protetor solar deve ocorrer a partir da orientação de um especialista. Só ele irá saber qual o produto mais indicado para cada tipo de pele.

“Para isto, realmente o paciente necessita de uma consulta com o Especialista no maior órgão da pele – o dermatologista. Isto para a indicação mais precisa”, pontua.

Nesta época, muitas pessoas em busca do bronze perfeito podem cometer loucuras. O uso de ingredientes caseiros e sem orientação médica pode ocasionar sérias consequências. “O risco é total! Risco de Câncer, de inflamações e até a queimadura da pele”, orienta o médico.

Doutor Charles ressalta que a visita ao médico dermatologista deve ser feita de maneira preventiva e não somente depois da existência de alguma intercorrência.

“Essa visita deve ser sempre de modo preventivo, isto é, mesmo antes de ocorrerem tais problemas com a pele, em se tratando de situações com elevado nível de radiação ultravioleta como estamos vivendo neste período de verão!”, finaliza o médico.

Sobre o Doutor Charles Name De Dominicis

Médico Dermatologista – CRM/PR:31620/Registro de Qualificação de Especialista (RQE): 23673. Titulado em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – MBA Gestão em Saúde.

Colaboração: Setor de Comunicação e Marketing da Unimed Paranaguá