Os números de casos de dengue registrados semanalmente em Paranaguá, são expressivos, no boletim emitido ontem pela Secretaria de Estado de Saúde, somente em Paranaguá, foram registrados 228 novos casos da doença na última semana, no litoral do todo, são 292 diagnósticos confirmados da doença.
Por isso, a Prefeitura de Paranaguá, deve retomar a atuação dos veículos de fumacê e também irá realizar mutirões de limpeza pelos bairros da cidade. Os mutirões começaram na última terça-feira (04.05) e serão promovidos pelos agentes de endemias, já na metade de maio, devem iniciar as ações dos carros do fumacê.
O primeiro local a receber as ações de limpeza da Prefeitura de Paranaguá, será a Ilha dos Valadares (mais precisamente a Vila Itiberê e 7 de setembro) em seguida serão contempladas as seguintes regiões:
Região A: Oceania, Costeira, Centro Histórico, Tuiuti, João Gualberto, Alto São Sebastião, 29 de Julho, Leblon, Industrial, Bockmann, Raia, Campo Grande, Ponta do Caju, Estradinha, Palmital, Alvorada e Eldorado.
Região B: Beira Rio, Vila Guarani, Padre Jackson, Vila Portuária, Rocio, Vila Guadalupe, Vila Alboit, Vila Ruth, Serraria do Rocha, Vila Cruzeiro, Alto Estrada, Porto dos Padres, Vila Paranaguá e Jardim Araçá.
Região C: Vila Itiberê, São Vicente, Santos Dumont, Jardim Guaraituba, Jardim América, Parque São João, Divinéia, Jardim Yamaguch.
Região D: Nilson Neves, Vila dos Comerciários, Jardim Paranaguá, Cominese, Ouro Fino, Jardim Jacarandá, Porto Seguro, Jardim Paraná, Vila Garcia, Vale do Sol, Jardim Esperança.
Região E: Parque Agari, Samambaia, Vila São Jorge, Colônia Santa Rita, Embocuí, Vila do Povo, Vila Primavera, Emboguaçu, Jardim Iguaçu, Vila Santa Helena, Jardim Figueira.
Em entrevista para o site da Prefeitura de Paranaguá, o prefeito Marcelo Roque, destacou a importância da volta do fumacê e também dos cuidados de cada morador, a fim de contribuir com a redução dos casos da doença na cidade.
“O trabalho de monitoramento da dengue é constante pela nossa equipe, mas agora, será impulsionado visto que o fumacê virá ao município, após a garantia da Regional de Saúde que possui o equipamento. Que a população possa nos ajudar fazendo o dever de casa, não deixando água parada”, afirmou o prefeito Marcelo Roque.
A equipe de jornalismo E+ Notícias entrou em contato com Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá que com informações concedidas pela Secretaria Municipal de Saúde, deu detalhes sobre o início do fumacê na cidade.
Retorno dos veículos do fumacê
O fumacê é um serviço oferecido pelo Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde. Paranaguá já fez a solicitação. Conforme a 1.ª Regional de Saúde, o veículo deve chegar a Paranaguá na segunda quinzena de maio. Contudo, é importante lembrar que durante todo o ano, as equipes de agentes de endemias realizam a aplicação do mesmo produto usado no fumacê com a bomba costal. Porém, é importante lembrar que o fumacê mata os mosquitos alados (adultos) não elimina criadouros, por isso a necessidade de atenção para evitar locais com água parada.
Panorama atual da dengue na cidade X Medidas tomadas pela prefeitura
São várias ações. O trabalho dos agentes de endemias ocorre durante todo o ano com conscientização dos moradores e comerciantes, remoção de criadouros, Levantamento Rápido de índices de Aedes aegypti (Liraa), palestras em empresas, parcerias com imobiliárias para verificação de imóveis fechados, entre outras ações.
Importância da população na luta contra a dengue
É importante salientar a relevância do apoio e envolvimento da população na luta contra a dengue. É preciso que as pessoas sempre verifiquem seus imóveis em busca de recipientes que possam acumular água. Eliminar os criadouros é a melhor forma de evitar o Aedes aegypti. Outro ponto significativo é não descartar lixo/entulho de forma irregular. Infelizmente algumas pessoas insistem nessa prática que é prejudicial a ela e a todos ao seu redor.
* Matéria produzida com o apoio de informações obtidas no site da Prefeitura de Paranaguá e cedidas pela Secretaria Municipal de Comunicação.