Dia das Mães: Data comemorativa teria surgido nos EUA no início do século XX

No Brasil, a data foi oficializada no governo de Getúlio Vargas.Crédito da Foto – Lisane Albini (modelos: A mãe Larice Dalago e a filha Sophia Lara)

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O dia das mães é uma das datas comemorativas mais importantes do nosso país, mas ela só foi reconhecida durante o governo do presidente Getúlio Vargas. Nos Estados Unidos, a data já era celebrada no início no século XX, quando Ann Jarvis, resolveu homenagear a sua mãe, pelo trabalho voluntário que ela realizava em prol de outras mães necessitadas, especialmente durante Guerra Civil Americana.

O Dia das Mães é uma data móvel, ou seja, no Brasil ela é comemorada sempre no segundo domingo do mês de maio. Para o comércio, uma data lucrativa, tanto, que é considerada o segundo natal, devido ao grande volume de vendas.

Mas, deixando de lado o apelo comercial, o Dia das Mães, é um momento de reflexão, de cuidados, carinho e demonstrações de afeto àquelas que dão a vida pelos filhos e não medem esforços para vê-los felizes. Nem que para isso, abdiquem um pouco de si mesmas.

Dia das mães teve origem no início do século XX nos EUA. Crédito da Foto – Lisane Albini (modelos: A mãe Larice Dalago e a filha Sophia Lara)

Mesmo em meio a pandemia, é possível de alguma forma, se fazer presente e aproveitar a oportunidade que muitos filhos não vão ter nesta data. Desejar mesmo de longe, um “Feliz Dia das Mães” e agradecer por tudo, mesmo que não seja suficiente. Afinal, agradecer pelo amor incondicional nem sempre é possível.

Deixando as formalidades que o jornalismo exige, de mãe para mãe, desejo a você um dia incrível, cheio de mimos e cuidados. Já para você que não é mãe, mas tem o privilégio de ter a sua mãezinha por perto, que não perca a oportunidade de dizer a ela, o quando você é grata (o), o quando ela é especial e o quanto a ama. Com esta pandemia, pudemos confirmar que a vida é realmente um sopro e que as pessoas que amamos, podem ser tomadas de nós quando menos imaginamos.

Em meio aos inúmeros textos e poemas escritos em homenagem à data, deixo aqui o meu predileto, um trecho do poema “O que é a Mãe”, de Hilda Lucas.Com essa singela homenagem, a equipe do Portal E+ Notícias deseja a você, um feliz e CHEIO DE SAÚDE DIA DAS MÃES!.

“Mãe lê pensamento, tem premonição, sonhos estranhos. Conhece cara de choro, de gripe, de medo, entra sem bater, liga de madrugada, pede favor chato, palpita e implica com amigos, namorados, escolhas. Mãe dá a roupa do corpo, tempo, dinheiro, conselho, cuidado, proteção. Mãe dá um jeito, dá nó, dá bronca, dá força. Mãe cura cólica, porre, tristeza, pânico noturno, medos. Espanta monstros, pesadelos, mosquitos, perigos. Mãe tem intuição e é messiânica: mãe salva. Mãe guarda tesouros, conta histórias e tem lembranças. Mãe é arquivo! Mãe exagera, exaure, extrapola. Mãe transborda, inunda, transcende”.