Acontece no próximo domingo, 14 de agosto, o Dia dos Pais, uma data muito esperada pelas famílias brasileiras, como também pelos comerciantes.
Uma análise coordenada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae Paraná mostra que 60,8% dos paranaenses pretendem presentear neste Dia dos Pais. O percentual é menor do que no ano passado, quando 66,4% planejavam comprar presente para o pai, e foi o mais baixo da série histórica.
O principal motivo apontado por aqueles que não irão presentear na data especial é que 63,5%, tem o pai ausente ou falecido.
“O Dia dos Pais é uma importante data comemorativa do segundo semestre e segundo a pesquisa, neste ano, teremos o maior tíquete médio da série histórica, o que é um indicativo de movimentação para o comércio paranaense, projetando um considerável volume de vendas, mesmo que na comparação com o levantamento anterior haja uma ligeira redução de filhos que não presentearão”, explica o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.
Já uma boa parcela dos empreendedores parnanguaras não só está otimista com a data, como também acredita que ela será mais lucrativa que no ano passado.
“Nossas expectativas de venda são boas, melhores que no ano passado. Apostamos que os produtos mais requisitado serão: sapatos, tênis, camisa polo, meias, gravatas e também carteiras”, detalha o empresário Nasser Hammoud.
O jeitinho brasileiro de deixar tudo para última hora parece que vai predominar também durante as compras para o Dia dos Pais.
“Estamos otimistas que a semana toda vai ser boa, mas o movimento maior deve acontecer na sexta e no sábado anteriores à data”, completa o empresário.