Neste domingo, 13 de agosto, milhares de famílias brasileiras celebram o Dia dos Pais. Em nosso país, a data comemorativa teria surgido em meados de 1950.
De acordo com estudiosos, em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bherinh preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Nele, foram premiados um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por último, um pai com 98 anos.
Na ocasião, membros da imprensa se reuniram para promover o evento, o que causou grande repercussão. Após a realização do concurso, o Dia dos Pais no Brasil passou a ser comemorado no segundo domingo do mês agosto, como permanece até hoje.
Para essa importante data não passar em branco, o Portal Mais Notícias conversou com pais de Paranaguá. Eles falaram sobre como enxergam a paternidade e a relevância que a presença paterna tem na vida dos filhos.
O Portal Mais Notícias deseja a todos que acompanham o nosso trabalho, um Feliz Dia dos Pais!
Robert Figueira
“Ser pai na minha opinião é uma mudança total em nossas vidas, pois deixamos de viver as nossas, para se dedicar e viver a vida deles, deixamos de lado os nossos sonhos, objetivos e metas para priorizar as do filho e cada decepção deles, dói mais na gente, mas quando vem as conquistas também são as nossas conquistas, ser pai é ter um amor incondicional aos filhos”.
André Schwarzbach
“Ser pai é ser o amigo mais verdadeiro que o filho pode ter. É ser aquele amigo chato que não concorda com tudo, que briga, mas também abraça, que discorda, mas também aprova, que luta sempre a favor para ver a alegria e bem-estar nos momentos mais complicados. Ser pai é sofrer junto em momentos difíceis, mas também é vibrar e pular de alegria nas vitórias. É ser contrário e a favor, condescendente e exigente, autoritário e flexível. Enfim, ser pai é isso, é tentar manter a balança da vida sempre equilibrada, saber jogar com as dificuldades visando sempre a felicidade do serzinho mais especial: o filho/a!”.
Vinícius Mendes
“Todas as vezes que eu segurei meus filhos no colo pela primeira vez eu tive um sentimento de amor tão profundo. A gente conversa e dá carinho com muito amor, mas quando você pega e abraça pela primeira vez não tem maior emoção na vida!”.
Augusto Cesar Alves
“Há várias razões para elencar, porém o maior sentimento é o amor pelos filhos, amor de pai: que protege, aprende com os pequenos e principalmente ensina, educa. Tenho dois filhos, uma menina de 10 anos, a Isabella e um menino de 07 meses, o Bernardo. A minha família é meu refúgio, minha motivação diária, não me vejo em nenhum momento da vida sem eles, um sentimento abençoado por Deus. Desejo um feliz Dia dos Pais a todos”.
João Antônio Zattar Aurichio
“Ser pai, é um sentimento único que cresce mais a cada dia, uma sensação maravilhosa, onde saímos da parte de ser filho para ser responsável por outro, o resto de nossas vidas. Onde se conhece o verdadeiro significado de dar a vida por alguém, de estar ali quando eles mais precisam, protegendo, cuidando, educando, onde a prioridade sempre será eles, naturalmente vivemos por eles, fazemos planos de futuro, vivemos alegrias no presente e lembramos com gratidão do passado, cada noite mal dormida, cada chorinho incessante de cólica, cada hora no colo, tudo isso vale a pena e com toda certeza do mundo, faria tudo isso novamente para ter meus filhos! Feliz Dia dos Pais a todos”.