Distribuição das vacinas para as Regionais de Saúde deve iniciar nesta terça-feira

A distribuição das vacinas começa já nesta terça-feira. Crédito da Foto: AEN

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O Paraná recebeu na manhã desta segunda-feira ( 03.05), 391.500 doses da vacina Covishield, da Universidade de Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. Estas doses somadas às 14.600 do Instituto Butantan/Sinovac entregues no último sábado (1º), totalizam 406.100 doses de vacina disponíveis para aplicação no estado do Paraná.

Também havia a previsão da chegada de 32.760 doses da farmacêutica norte-americana Pfizer, que é produzida em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNtech, mas a entrega foi adiada para mais tarde, as vacinas devem chegar hoje por volta das 19 horas, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba.

A distribuição das vacinas começa já nesta terça-feira (04.05) para as 22 regionais de saúde que integram a rede de saúde do Paraná. O transporte dos imunizantes deve ser feito por meio de aeronaves nas áreas mais afastadas de Curitiba e via terrestre para as regionais de Paranaguá, Ponta Grossa, Irati, União da Vitória, Guarapuava, Francisco Beltrão, Pato Branco, Ponta Grossa, Ivaiporã, Londrina e Telêmaco Borba.

Do total de vacinas AstraZeneca/Fiocruz, 235.991 doses devem ser aplicadas em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, como também em pessoas com deficiência permanente grave. Nestes grupos, o Paraná estima que estejam inclusas 1.729.359 pessoas.

Do lote da Covishield, 116.269 doses do imunizante vão ser usadas para completar a vacinação de primeira dose de pessoas com 60 a 64 anos. As demais, serão armazenadas como reserva técnica.

“Todas as gestantes podem ser vacinadas nesta etapa. Já puérperas, apenas as que apresentam comorbidades”, destacou o secretário Beto Preto. “Essas doses são reservadas para casos mais graves, como pacientes que realizam hemodiálise, pacientes renais crônicos, pessoas com Síndrome de Down, cardiopatias graves, doenças pneumáticas severas, diabetes médios e graves, câncer, trasplantados e imunossuprimidos”, completou o Secretário de Saúde Beto Preto, em entrevista ao site da AEN ( Agência Estadual de Notícias).

Ao todo 22 regionais de saúde do Paraná receberão as vacinas. Crédito da Foto: AEN

De imediato serão vacinadas as pessoas com Síndrome de Down, gestantes e puérperas e pessoas com doença renal crônica, sem levar em conta o fator idade. Já a vacinação de pessoas com comorbidades ou deficiência permanente severa, será neste primeiro momento, direcionada àquelas que têm entre 55 e 59 anos, na sequência, de 50 a 54 anos e assim por diante até chegar à idade mínima (18 anos).

Assim como no resto do país, a imunização só vai acontecer mediante a comprovação de que o cidadão realmente preenche o perfil traçado para o grupo das comorbidades. Quem tiver câncer, for transplantado ou imunossuprimido, pode ser vacinado com a prescrição médica, os pacientes que fazem acompanhamento pelo SUS, já possuem as informações requeridas, em seu prontuário.

As outras pessoas que fazem parte deste grupo, podem apresentar exames, receitas e até atestado médico . Outra opção é um formulário criado e disponibilizado no Portal do Conselho Regional de Medicina (CRM), preenchido por um médico.

“Já os pacientes acompanhados pela rede privada precisarão apresentar uma declaração do médico que os acompanha. A declaração modelo está disponibilizada no Portal do Conselho Regional de Medicina do Paraná”, detalhou o secretário Beto Preto.

Em Paranaguá, o cadastro dos laudos e exames médicos pode ser feito no site da prefeitura através do endereço: www.paranaguá.pr.gov.br no espaço “ Cadastro de Portadores de Comorbidades”.