Na última segunda-feira (20), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou uma operação que tem como objetivo tapar buracos na BR-277, rodovia que liga Curitiba ao Litoral do Paraná.
Segundo o órgão, os problemas estruturais do trecho teriam sido causados pelas fortes e intensas chuvas que vem atingindo a região desde outubro do ano passado. Uma empresa foi contratada para executar os serviços.
“Agora, passado esse período, os serviços de tapa-buracos emergenciais já iniciaram dia 17 de março e terão continuidade. O DNIT já determinou à empresa contratada que tape todos os buracos do citado segmento, assim como realize serviços de recuperação estrutural em todo o pavimento, a iniciar em abril”, destacou parte do pronunciamento.
A nota enviada à imprensa ainda falou sobre as melhorias no Km 42 que foi um dos pontos mais afetados, nas encostas caíram pedras gigantescas no dia 14 de outubro de 2022. Por lá, foi instalada uma tela para o concreto projetado e a aplicação do concreto deve ser executada até a próxima quinta-feira (23). Logo em seguida será instalada a tela de alta resistência, que já está na obra. O guincho deverá ser removido no dia 31 de março.
Já as obras previstas para o Km 33 serão baseadas em um estudo preliminar geológico do local e que já está em posse do DNIT. No trecho aconteceu o afundamento da pista.
“Neste momento, aguardamos os últimos resultados das sondagens e demais ensaios para consolidar o projeto básico da solução. Alguns serviços já foram executados, como a remoção da parte do pavimento rompido e o início dos trabalhos de dreno profundo”, finalizou o órgão.