Edital de licitação do Moegão é lançado pelo Governador Ratinho Junior

Crédito da Foto - AEN

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O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior esteve no novo terminal portuário da Coamo em Paranaguá nesta quinta-feira (9), para o lançamento do edital de licitação do projeto Cais Leste, conhecido como Moegão, que vai movimentar um investimento de R$ 500 milhões.

Na próxima segunda-feira (13) o edital deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado e após as etapas do processo licitatório serem cumpridas, a obra deve começar e ser entregue em um prazo máximo de 180 dias.

“É o maior projeto de infraestrutura do Paraná, que além de melhorar a mobilidade em Paranaguá, aumenta a capacidade de carga do porto, com a ampliação significativa de carga e descarga de trens”, argumentou o governador Ratinho Junior.

O governador ainda destacou.

“Muitos empregos serão gerados com essa obra, tanto durante a execução, como também quando estiver em operação. Com a ampliação de capacidade do porto, vamos precisar de mais trabalhadores para suprir a necessidade de mão de obra. É uma transformação na infraestrutura do Paraná, que se capacita como a grande central logística da América do Sul”.

A adequação do acesso, redistribuição das faixas internas e posicionamento das balanças e das moegas (destinadas ao depósito de grãos) integram o projeto. A descarga ferroviária vai ficar exclusivamente em uma moega, serão reestruturados os acessos dos terminais da parte Leste do Porto, melhorando assim a capacidade de recepção de cargas também pelo modal rodoviário.

As três linhas têm juntas 595 mil metros quadrados e capacidade para carregar até 2 mil toneladas de grãos e farelo por hora, elas vão ficar unidas aos 11 terminais do Corredor Leste de Exportação.

Desta forma, os 550 vagões que descarregam diariamente no Corredor Leste passam a ser 900 por dia, uma média de quase 300 em cada uma das três linhas.

Segundo um balanço divulgado pela Agência Estadual de Notícias, “atualmente, 14,9% das cargas chegam ao porto pela ferrovia, mas a previsão é equalizar essa logística, com 50% dos carregamentos vindos pelos trens e a outra metade por caminhões”.

“Temos hoje uma limitação de recebimento ferroviário, não pela falta de demanda, mas porque não temos capacidade para receber mais. Temos uma limitação geográfica de expansão, então com este projeto vamos centralizar em um único ponto o descarregamento de 11 terminais, trazendo mais eficiência logística”, comentou o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

O secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, também falou sobre o assunto. “É uma obra grandiosa, um investimento de meio bilhão de reais que permite otimizar o desembarque de cargas, não só do modal ferroviário como também o rodoviário, ampliando a capacidade em 24 milhões de toneladas”.

O Moegão vai também contribuir com a redução dos custos direcionados aos programas ambientais e com os efeitos negativos causados à natureza, pois vai diminuir os gastos com CO2 e sua emissão nas operações.

Ainda é esperada  a redução de cruzamentos entre as vias urbanas de Paranaguá com os trilhos da ferrovia.

“Essa estrutura vai reduzir o gargalo viário e o trânsito de caminhões no município, com a retirada das passagens de nível, principalmente na Rua Roque Vernalha, que é a maior da cidade”, disse por sua vez, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.