Em 11 de agosto é celebrado o Dia do Advogado

Data é comemorada em todo país. Crédito da Foto: JusBrasil

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Em 11 de agosto é comemorado o Dia do Advogado no Brasil. A data foi escolhida para relembrar e celebrar a data de criação das duas primeiras faculdades de Direito no país, fato que ocorreu no ano de 1827.

Para não deixar esta importante data passar em branco, o Portal E + Notícias conversou com o advogado Thiago Fernandes Alves, ele contou um pouquinho sobre a realidade da profissão e seus desafios. Confira!

Na imagem, o doutor Thiago Fernandes. Crédito da Foto: Enviada pelo entrevistado

Qual a importância do dia de hoje ?

Nesta data comemorativa podemos refletir o quão importante é a nossa profissão, uma vez que é somente através dela que todos os cidadãos podem buscar a proteção e as garantias de seus direitos, sejam eles individuais ou coletivos.

Quais os maiores desafios da profissão?

Nos dias atuais, creio que os maiores desafios da nossa profissão se dá pela necessidade de atualização constante, uma vez que novas legislações não param de surgir, e com elas novos entendimentos jurisprudenciais e doutrinas, haja vista que cabe ao advogado exercer seu trabalho de maneira árdua, dedicada e minuciosa, buscando sempre obter êxito no pleito de seu cliente, que nos dias atuais encontram-se cada vez mais exigente e informado.

O que diria para aquele jovem que está pensando em se formar em direito, mas tem medo de não conseguir um espaço no mercado de trabalho ?

Existe uma vasta amplitude na área do direito, então ao meu ver entendo que sempre haverá espaço no mercado de trabalho, porém é necessária muita paciência, especialmente no início do exercício da profissão, e principalmente que ela seja exercida de maneira transparente, honesta e ética.