Na tarde desta terça-feira (14), em situações distintas, dois homens procurados pela Justiça foram capturados e presos pela Polícia Militar, no Município de Guaratuba.
A primeira ordem judicial foi cumprida às 15 horas, na Rua Randolfo Bastos, no Bairro Piçarras. Conforme o relato, durante monitoramento, militares estaduais da Agência Local de Inteligência do 9º BPM (Batalhão de Polícia Militar) abordaram o suspeito no endereço e, após a confirmação da sua identidade, solicitaram apoio a uma equipe de Rádio Patrulhamento Auto (RPA), para a condução de detido à unidade do DEPEN (Departamento de Polícia Penal) na região.
O homem de 34 anos de idade, identificado como Paulo José Vasconcelos, era procurado pela Justiça Federal por ter sido condenado a 13 anos e 5 meses de reclusão, por crimes contra a União. A ordem foi expedida pela 4ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu, e tinha validade até dezembro de 2030.
O segundo Mandado de Prisão foi cumprido às 16 horas, na Rua Bocaiuva, no Bairro Vila Esperança, quando policiais militares realizavam patrulhamento pela localidade e visualizaram um indivíduo em atitude suspeita.
De acordo com a descrição do Boletim de Ocorrência Unificado (BOU), ao perceber a aproximação da viatura, o homem de 36 anos de idade, identificado como sendo Vilson Siqueira, demonstrou muito nervosismo, e isso acabou chamando a atenção da equipe.
Durante a averiguação, nada de ilícito foi encontrado, contudo, ao pesquisarem o nome do abordado junto ao Sistema de Investigação Policial da SESP/PR (Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná), os militares estaduais identificaram uma Ordem de Prisão por Condenação Transitada em Julgado, expedida pela Vara Criminal da Comarca de Guaratuba.
O indivíduo possui passagens pelo Sistema Prisional do Paraná desde 2007 e, por último, havia sido preso em julho de 2020, acusado de Falsificação de Documento Público. Diante da situação, o sujeito recebeu voz de prisão, em seguida, e foi conduzido ao DEPEN, para a adoção dos procedimentos legais de praxe.