Novo modelo de pedágio com menor tarifa pode ser implantado no Paraná

O leilão deve acontecer no primeiro trimestre de 2022. Crédito da Foto: Bem Paraná

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Em breve, o Paraná deve adotar um novo modelo de pedágio, com menor tarifa, sem limite de desconto e com a garantia de obras a partir de um seguro-usuário, que será proporcional ao desconto tarifário apresentado no leilão.

A nova modelagem das concessões rodoviárias foi apresentada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na última quarta-feira (11), no Palácio Iguaçu.

Entre as diferenças entre a antiga e a nova modelagem está a menor tarifa, que poderá ser até 50% mais baixa que atual, mais transparência perante a população e garantia de obras que deverão ser executadas já nos primeiros anos de contrato.

“O Paraná teve, ao longo de mais de duas décadas, um dos pedágios mais caros do Brasil. Nosso desafio era construir um modelo que chegasse a um desconto maior, com uma tarifa justa e também com muita obra. Teremos no Paraná o maior projeto de infraestrutura da América Latina, com R$ 44 bilhões em investimentos e quase 1,4 mil quilômetros de duplicações”, comentou o governador do Paraná Ratinho Junior.

O governador ainda complementou. “Na campanha, sempre que se abordava a questão do pedágio, eu falava que as novas concessões seriam construídas com transparência, garantia de obras e menor preço. E hoje entregamos ao povo do Paraná um modelo com transparência, garantia de obras e menor preço. É o compromisso que assumimos com a população paranaense”.

As concessões terão validade de 30 anos e a previsão é que o leilão aconteça no primeiro trimestre de 2022. Agora, a Assembleia Legislativa vai votar um projeto de lei encaminhado pelo executivo para a delegação das rodovias estaduais à concessão federal.

Com informações da AEN