Na última quinta-feira (10), o Secretário Estadual de Educação, Roni Miranda, cumpriu agenda em Paranaguá.
Entre os compromissos, esteve uma reunião com os conselheiros Verônica e Arione Lopes. Para tornar a conversa possível, Arione procurou a intermediação do Coordenador do Litoral, Arnaldo Maranhão e foi prontamente atendido.
Os conselheiros entregaram nas mãos do secretário, um ofício em que solicitam a construção de um Colégio Estadual na região do Jardim Iguaçu.
“Fui procurado pelo conselheiro Arione com um pedido muito importante e justo: a construção de um colégio na região do Jardim Iguaçu. Prontamente procurei o Secretário Estadual de Educação, Roni Miranda e sua chefia de gabinete através da Silvana, para intermediar o pedido. Esse é meu papel como Coordenador do Litoral, ouvir as demandas da população e levá-las até os secretários e demais membros da equipe do Governador Ratinho Junior”, explica o Coordenador do Litoral Arnaldo Maranhão.
“O pedido é muito importante, essa região que compreende Jardim Iguaçu, Vila Santa Helena, Jardim Figueira, Vila Marinho carece de um colégio estadual. São bairros que cresceram muito, sendo o colégio mais próximo o Zilah dos Santos Batista e para chegar até lá, os alunos precisam atravessar a BR dividindo o trânsito com veículos pesados, pois ali é uma região portuária. Agora, todos nós temos que unir forças para que a prefeitura indique uma área na região para a construção do colégio e o Governo do Estado coloque no orçamento essa demanda. Desta forma, esse sonho pode se tornar uma realidade”, comenta o Coordenador.
O conselheiro Arione Lopes ressaltou os motivos que foram essenciais para a elaboração do ofício.
“Gostaríamos que fosse construído um colégio estadual próximo ao posto de saúde, tendo em vista ser um local adequado, centralizado, com fácil acesso para todos os moradores da região, abrangendo vários bairros como foi citado. O objetivo é facilitar a vida dos moradores que sofrem muito com o deslocamento para outros bairros para poder estudar, o grande fluxo de caminhões com destino ao porto de Paranaguá acaba prejudicando os alunos que em alguns casos, deixam de estudar pela dificuldade de chegar até a instituição escolar. Estamos em conversa com as presidentes dos bairros Jardim Iguaçu e da Vila Marinho para fazer uma pesquisa pública a respeito do Céu das Artes, tendo em vista, que está com pouca demanda e assim, podemos fazer um pedido ao Executivo para ceder o espaço para que ali seja construído o colégio estadual, mas isso ainda estamos começando a alinhar”, detalha Arione.
O conselheiro também falou sobre a importância do projeto ser colocado em prática.
“Essa obra seria de grande valia para todos os moradores da região, atenderia os 11 mil moradores estimados, fazendo com que a rede de ensino seja acessada com mais facilidade, evitando riscos para as crianças, adolescentes e seus familiares. Ressalta-se que a referida região tem mais de 20 anos de existência e está em crescimento habitacional, muitos dos novos moradores são oriundos de bairros próximos da região portuária, que por conta do crescimento econômico, foram indenizados e migraram para a localidade”, destaca o conselheiro.
Para finalizar, Arione fez um balanço do encontro com o Coordenador do Litoral e com o Secretário Estadual de Educação.
“O encontro foi muito bom, tivemos uma ótima resposta, o Secretário Estadual de Educação foi pronto em nos atender e disse que está disposto a fazer o investimento na região. Disse também que o Governo do Estado está investindo mais de 40 milhões de reais na área da educação no Litoral do Paraná, ficamos muitos satisfeitos e esperançosos, vamos agora procurar o Executivo para que possamos alinhar um espaço para que o Governo do Estado possa construir mais uma instituição de ensino em Paranaguá. Vai ser uma grande conquista para o povo que hoje reside no Jardim Iguaçu, Vila Marinho e bairros próximos”, completa o conselheiro.
Confira o Ofício entregue pelos conselheiros: