“A pinça é a extensão dos dedos”, a frase dita com frequência pelo médico Parnanguara, Carlos Eduardo Marcondes Lobo guiou e inspirou colegas de trabalho no exercício de suas profissões.
Médico formado na Universidade Federal do Paraná e residência em Clínica Cirúrgica na Santa Casa da Misericórdia de Santos, ele acumulou outras grandes aptidões profissionais ao longo da vida.
Nascido no dia 11 de fevereiro de 1935, Carlos Lobo é natural de Paranaguá e de família tradicional, ele era filho de uma das mais importantes personalidades da história de nossa cidade, D. Elfrida Lobo.
Inquieto e sonhador, não se limitou ao exercício da medicina. Foi Cooperado fundador da Unimed Paranaguá em 1980 e fundador do Hospital Paranaguá em 1978.
Mais tarde, se tornou Presidente da Unimed e entre os anos de 1998 e 1999 fez parte do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Conselho Técnico, onde teve uma intensa atuação como administrador.
Além da área de saúde, doutor Carlos se arriscou em outras esferas e como sempre, conseguiu uma posição de destaque graças ao seu bom desempenho e generosidade. Ele foi eleito no ano de 1987 vereador em Paranaguá e neste ano desempenhou a função de presidente da Câmara Municipal.
Em sua história também se destaca a passagem como membro do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá e como um homem de múltiplos talentos, passou ainda pela área das letras, na qual, escreveu dois livros: “A MEDICINA EM PARANAGUÁ” e “BRAÇOS ABERTOS, obras de interesse da comunidade Parnanguara.
Segundo os amigos e colegas de trabalho, mais do que um profissional de destaque, doutor Carlos Lobo foi um ser humano ímpar e que será lembrado para sempre com carinho, respeito e admiração.
“Carlos foi um homem que teve muitos sonhos e os realizou, talvez o maior deles tenha sido a construção de um hospital, que pudesse atender a população de Paranaguá. Bom profissional, exigente com os seus pares. Foram muitas as situações e passagens as quais todos nós colegas vivenciamos”, relatam os amigos e parceiros de trabalho.
A DESPEDIDA
No dia 26 de março de 2023, Carlos Eduardo Marcondes Lobo foi embora, mas deixou um legado que será para sempre lembrado com carinho por todos que o conheciam, assim como mostram os relatos do amigos.
Dr. Flávio Grínberg – O Dr. Carlos Lobo foi um ícone na história da medicina Parnanguara. Quando retornou de Santos-SP, onde fez sua especialização em cirurgia geral, tornou-se referência nessa área em nossa cidade. Ele idealizou e fundou o Hospital Paranaguá e tempos depois foi um dos cooperados fundadores da Unimed Paranaguá. Também teve marcante atuação social e política em nossa cidade. Parnanguara de nascimento e coração, deixa uma marcante lembrança de várias décadas dedicadas a saúde de nossa cidade.
Dr. Lucas Nistche Rocha – Paranaguá é e será sempre muito agradecida por todo o trabalho desenvolvido pelo Dr. Carlos Lobo, pois, além dos inúmeros pacientes atendidos na antiga Santa Casa de Paranaguá, foi ousado e determinado, junto com outros colegas da época, na fundação e construção do Hospital Paranaguá e da Unimed Paranaguá, empresas que hoje têm uma importância ímpar na cidade.
Dr. Nélio Valente Costa – Dr. Carlos Lobo foi um marco na cirurgia geral de Paranaguá e muito estimado por todos. Sua perda é irreparável.
Dr. Hilton Porto Santos – Carlos foi um excelente profissional na acepção da palavra. De caráter, ética e competência ímpares, deixa uma lacuna importante na medicina. Acompanhou meus primeiros passos na medicina, quando ainda no segundo ano da faculdade; nos períodos de férias, frequentava a antiga Santa Casa e começava a auxiliar cirurgias, sob sua rigorosa orientação. Tive algumas oportunidades, já como profissional, de atuarmos juntos em situações de emergência e graças a sua capacidade, colhermos o fruto da sua habilidade, com o resultado maior, a preservação da vida. Deixa saudades.
Dr. Pedro Luiz Garcia – O Dr. Carlos foi sempre muito presente e nunca negou ajuda nas cirurgias complicadas independente do horário. Muito experiente, capaz e ético. Deixa saudades.
Dra. Isolda de Barros Maciel – Paranaguá se despede de um grande médico. Com uma formação médica e grande dom para exercer a profissão e a especialização em cirurgia. Como anestesista presenciei muitos momentos em que suas mãos hábeis e resolutivas operavam seu pacientes resolvendo seus problemas de saúde. Homem ético, respeitador, e bom companheiro. Exigente com os seus pares, sempre visando um resultado de excelência.
Dra. Ana Luiza Varella Jamnik – Dr. Carlos Lobo ícone da história da medicina de Paranaguá. Homem forte e de firme opinião, mas ao mesmo tempo sensível com sua Maria Rita e com sua caneta, que usou em seu último livro autobiográfico: De BRAÇOS ABERTOS (que por sinal recomendo a leitura e cuidado com o spoiler), termina com ele próprio admirando a nossa antiga Santa Casa e aguardando o que viria no futuro. Que Deus também receba o Dr. Carlos de braços abertos e que a história dele incentive os médicos mais novos a continuar seu legado por Paranaguá!