Guaraqueçaba está próxima de vacinar 100% do público alvo com a 1ª dose

A meta da prefeitura agora é conscientizar as pessoas que se recusaram a receber o imunizante. Crédito da foto: Aos4ventos

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Guaraqueçaba é o município do Estado do Paraná, onde a vacinação está mais avançada. Da população de 5.751 pessoas aptas a receber o imunizante, 77% já recebeu pelo menos a primeira dose e 17,5% já foi vacinada com a segunda dose.

A expectativa da prefeitura é que muito em breve, dentro de 15 a 30 dias, 100% da população apta a ser vacinada já tenha acesso a pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid-19. O feito deve tornar Guaraqueçaba uma das únicas do Brasil a chegar tão rápido a este quantitativo.

A nossa equipe de jornalismo conversou com Alcendino Ferreira Barbosa, Secretário de Saúde do município, ele explicou os critérios que levaram a uma vacinação tão bem sucedida.

Secretário Alcendino ao lado da prefeita de Guaraqueçaba Lilian Narloch. Crédito da foto: Prefeitura de Guaraqueça

“Temos três fatores primordiais, boa equipe, engajamento com a população e a gestão estratégica, paralelamente a isso, temos o quantitativo de doses que vieram para a população ribeirinha, porém, nós já havíamos vacinado este público dentro de suas respectivas faixas etárias, visto que é um município quase que com 100% da população caiçara (ribeirinha). Também devemos considerar que todos os profissionais que atuam na área de saúde e educação já haviam recebido os imunizantes a seu tempo”.

E não para por aí, a meta do município é vacinar 100% dos jovens e adultos dentro do prazo de 15 a 30 dias, como explica o secretário.

“A nossa meta é concluir a vacinação de toda a população, jovens e adultos, nos próximos 15 a 30 dias, mas isso conforme a quantidade de doses que nos é fornecida pela Secretaria de Estado da Saúde. A outra meta é conscientizar a população sobre a importância da vacina, pois muitos ainda não foram se vacinar”.

Na última segunda-feira (14) Guaraqueçaba alcançou o índice de 77% da sua população imunizada, levando em conta os jovens e adultos aptos a receber a vacina.

“Até o final da tarde de segunda-feira (14) já havíamos vacinados cerca de 77% da população de jovens e adultos, dos 5.751 munícipes com 18 anos ou mais, ou seja, 4.434 já receberam a primeira dose da vacina e 1.007 já foram imunizados com a segunda dose.  Faltam 1.317 munícipes que ainda esperam para receber a primeira dose, bem como, aqueles que se recusaram a recebê-la”.

Sobre a sensação de ir tão longe na vacinação mesmo com tantas adversidades, Alcendino destaca a importância dos profissionais envolvidos no trabalho e vê Guaraqueçaba como um exemplo para outros municípios que vivenciam dificuldades semelhantes.

“Para mim é super importante e muito motivador, Guaraqueçaba tem suas peculiaridades como uma população dividida entre 26 ilhas e 19 comunidades rurais. Enfrentamos adversidades climáticas, geográficas, além da logística e nunca encaramos isso como uma competição, mas como uma oportunidade de levar esperança a nossa nação, pois se a nossa querida Guaraqueçaba com todos esses percalços conseguiu, certamente todos conseguirão. Não podemos deixar de expressar nossa gratidão aos profissionais de saúde, servidores, equipes em geral, porque ninguém faz nada sozinho”, finaliza ele.