Fandango: Conheça Mestre Zeca, um guardião desta tradição caiçara

Fandango é uma mistura de dança e música. Crédito da Foto: Bem Paraná

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Quem mora em Paranaguá, ou se interessa pela cultura caiçara, com certeza já ouviu falar do fandango.

Mais que uma mistura de música e dança, o fandango faz parte das raízes culturais da cidade e não é para menos, ele chegou por volta de 1750 ao litoral do Paraná por meio dos colonos Açorianos.

Na imagem, mestre Zeca importante nome do fandango caiçara

Aos poucos, conquistou os nossos ancestrais e passou a ser “batido” especialmente durante o “entrudo”, período que antecedia o carnaval.

Durante os quatro dias do “entrudo”, o povo caiçara batia o tamanco e junto com o fandango, apreciava o saboroso barreado, comida típica e outra parte importante da nossa cultura.

Para conhecer um pouquinho mais sobre o Fandango, o Portal E+ Notícias conversou com quem entende tudo do assunto, Mestre Zeca fundador do grupo Viola Afinada, da Ilha dos Valadares. Confira a entrevista!

Mestre Zeca e a inseparável Rabeca

Quando foi iniciada a sua ligação com o fandango?

Desde criança eu toco fandango por influência do meu pai, ele era fandangueiro. Eu acompanhava meus pais nos bailes de fandango e ficava encantado vendo os violeiros tocando, a primeira rabeca que fiz eu tinha apenas 13 anos. Para quem não sabe, a Rabeca é um instrumento parecido com o violino, é considerado o principal instrumento do fandango.

Essa tradição é muito forte na Ilha dos Valadares, não é mesmo?

Sou natural de Guaraqueçaba, do Salto do Morato, mas aqui na Ilha dos Valadares a tradição é muito forte. Atualmente temos seis grupos, são todos ótimos, o principal é o grupo do Mestre Romão que é considerado o percursor do fandango por aqui.

Como é ser responsável por uma missão tão importante que é a perpetuação do fandango no litoral do Paraná?

Fico muito emocionado de passar o fandango para frente, o fandango e o barreado são peças fundamentais da nossa cultura caiçara. O fandango tem até uma moda que é “O fandango Deus deixou para a alegria da pobreza, quem se mete com fandango não se lembra da riqueza” ( risos).