Quem passa pelas ruas do centro de Paranaguá já notou nos muros de alguns casarios históricos um toque de modernismo capaz de mudar a atmosfera do lugar. A arte de Felipe Costa elaborada através das técnicas do grafite, tem chamado a atenção e conquistado cada vez mais admiradores. Uma das suas últimas criações foi um mural na Rua Faria Sobrinho.
O grafite é um tipo de arte urbana caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas e outros. É bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos.
“Desde criança já desenhava bastante, e então por incentivo de alguns amigos comecei a pintar as paredes e aí o grafite foi consequência”,conta Felipe.
Apesar do talento, viver do grafite ainda não foi um objetivo alcançado. Felipe precisa conciliar um outro trabalho para garantir uma fonte de renda segura.
“Para mim continua sendo um hobby, pois ainda não é uma fonte de renda segura, e quando acontece tenho que conciliar entre meu trabalho formal e o grafite. Atualmente trabalho em uma empresa de publicidade, e também sou músico”, destaca o artista.
O grafite por muitos anos foi confundido com pichação, mas segundo Felipe, aos poucos essa visão distorcida tem ficado no passado.
“O preconceito diminuiu bastante quando grandes artistas mundiais começaram a ser valorizados e levados a sério. Nas cidades pequenas a gente ainda vê uma certa desconfiança, mas nas cidades grandes é visto como uma poderosa ferramenta para a publicidade das empresas e para o cotidiano das pessoas”, conta ele.
Através de projetos culturais como o Paranaguá Mais Cores, Felipe vê a oportunidade de divulgar o seu trabalho com o grafite e fazê-lo ganhar cada vez mais alcance.
“Dificilmente encontramos projetos voltados para esse tipo de arte, e graças ao projeto @pguamaiscores, podemos alavancar essa gama de artistas e prosperar nessa arte”, pontua.
Quem quiser conferir um pouco mais sobre as obras do Felipe Costa, pode acompanhar suas redes sociais .”Podem me acompanhar na minha página pessoal do instagram (@fe.costa03), e também na página do projeto Paranaguá Mais Cores”, completa o artista.