Feliz Natal: Psicóloga deixa uma reflexão especial de final de ano para nossos seguidores

Foto Ilustrativa - Chapiuski

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A Psicóloga e parceira do Portal E+ Notícias, doutora Kassielly Pereira de Oliveira De Sá Maranhão (CRP 08/34023­) deixou uma mensagem especial de final de ano para você, que acompanha diariamente o nosso trabalho.

Ficam aqui registrados os votos de Feliz Natal de toda nossa equipe e que em 2022, possamos trazer ÓTIMAS NOTÍCIAS.

Texto de autoria da Psicóloga Kassielly Pereira de Oliveira De Sá Maranhão

Sabe aquela música clichê de Natal “Então é Natal, e o que você fez?”. Pois é, então, o que você fez? Está se sentindo cansado por tudo que fez? Difícil encontrar alguém que não esteja com essa sensação. O ano foi pesado, o mundo está cada vez mais complicado, parece que nos sentimos constantemente pressionados. Acumulamos quase dois anos de pandemia que potencializam esse sentimento. E isso cansa, cansa muito.

Com certeza conhecemos alguém que adoeceu, se não fisicamente, emocionalmente está abalado com tudo isso. E nesse cenário, é cada vez mais difícil reagir e tomar decisões, não é mesmo? Tomar decisões sobre a vida, sobre nós mesmos. Essa energia de fim de ano nos demanda pensar sobre nossos sonhos, planejar 2022, mas você pode se questionar “por que fazer isso se é só mais um dia no calendário?”

Fazer dieta é ruim, exercícios físicos é chato, mas continuar acima do peso incomoda e faz mal para a saúde… Mudar de emprego dá trabalho, empreender nem se fala… Continuar casado é um saco, mas não vou conseguir arrumar outra esposa… Se afastar de pessoas que a gente ama dói, mas aguentar humilhações é pior ainda…

Você pode achar que não fazer nada, se manter na mesma alivia a dor e afasta o sofrimento. Mas não decidir nada também é uma decisão, com consequências, que podem ser até mais doloridas.

Não é fácil tomar decisões, porque a gente não consegue prever os resultados do que seriam as melhores escolhas. A vida é uma aposta e isso envolve o risco entre errar e acertar. E que bom que existem os erros e acertos, seja grato por isso.

Gratidão? Por mais baixos do que altos? Sim, porque você caiu, mas você venceu.  Estamos encerrando mais um ciclo com vida, seja como for, é uma etapa vencida!

Te convido a fazer um exercício: ao invés de pensar no que foi ruim, não funcionou ou ficou incompleto (existem outras coisas além disso!), pense no que foi bom! Lembre-se do que você conquistou, se alegrou e se orgulhou. São 365 dias, eu não sei como foi o seu ano, mas acredito que em cada um deles você tenha pelo menos um motivo para agradecer: pela sua vida.

A sua vida e as infinitas possibilidades. Quando você conhece bem aquilo que te motiva e te dá forças, você consegue agir de acordo com aquilo que é importante para você.

É inegável a sensação de renovação, de esperança que a virada do ano manifesta. Então, peço licença para adaptar um pouco a letra:

Então bom Natal
E um Ano Novo também
Que seja feliz quem
Souber o que “te faz” bem

Você tem a oportunidade de continuar apostando, até que o jogo vire ao seu favor, afinal “o ano termina e nasce outra vez”.

Feliz Natal e Ano Novo!

KASSIELLY PEREIRA DE OLIVEIRA DE SÁ MARANHÃO

PSICÓLOGA PERINATAL – CRP 08/34023

WhatsApp: https://bit.ly/KassiellyMaranhao | (41) 99618-3101.

Instagram: https://www.instagram.com/psikassiellymaranhao/  | @psikassiellymaranhao

Facebook: https://www.facebook.com/psikassiellymaranhao | Psicóloga Kassielly Maranhão