Grande parte dos municípios brasileiros cancelou as festividades públicas e privadas de carnaval deste ano. O cancelamento dos eventos, é mais um reflexo da pandemia de Covid-19 e seus números que voltaram a crescer.
Apesar do cancelamento da folia, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) destaca que, baseada na resolução do Banco Central do Brasil, o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 28/02 e 01/03 (segunda e terça-feira de carnaval), não haverá atendimento ao público nas agências.
Na quarta-feira de cinzas (02/03), o expediente começa ao meio-dia, com encerramento em horário normal de fechamento das agências. Nos lugares onde as agências fecham normalmente antes das 15 horas, o início do atendimento ao público será antecipado, o objetivo é garantir o mínimo de três horas de funcionamento.
A orientação da FEBRABAN é que os clientes façam o uso dos canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos. Através deles, é possível realizar transferências e pagamento de contas, incluindo os dias em que não houver expediente bancário nas agências.
Já as contas de água, energia, telefone, carnês e outros pagamentos com vencimento entre 28 de fevereiro e 01 de março podem ser pagos, sem juros, na quarta-feira (02). Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).