A FLIMO – Festa Literária de Morretes está de volta para a sua 3ª edição. O evento, que ficou dois anos sem formato presencial, retorna com tudo em 2022 de 1º a 4 de setembro, realizando várias iniciativas prévias ao encontro para aquecer o público. Palestras e formações para professores e alunos da rede pública de ensino, espetáculos de artes cênicas e uma biblioteca móvel para a infância são algumas das pequenas ações culturais de incentivo à leitura que chegarão a vários bairros de Morretes para preparar o terreno para a programação de setembro.
Outra atividade importante da FLIMO é a inscrição para textos autorais para a produção de uma série de áudio ficção para as infâncias, intitulada “Ao Pé da Orelha”, que será desenvolvida a partir de oito obras selecionadas e disponibilizada nas plataformas de áudio. As adaptações para o formato podcast serão realizadas pelo diretor, dramaturgo e roteirista Dimis, com a equipe artística de sua produtora, a Bife Seco – responsável pelo podcast “País do Futuro 2024”, que conta com mais de 30 mil ouvintes em 33 países.
Os interessados em participar devem fazer a inscrição até o dia 24 de julho pelo link: https://bit.ly/inscreva_se_flimo . Os selecionados receberão uma premiação de R$1.000 (Mil reais).
“Essa iniciativa tem a missão de expandir as fronteiras de tempo do evento, mantendo viva uma rede de artistas e criativas do Paraná e do Brasil em torno da literatura para a infância. Além disso, também conseguimos ampliar o acesso aos conteúdos culturais, amplificando as vozes e formatos de literatura disponível para todas e todos”, comenta Ana Hupfer, diretora da FLIMO.
A programação completa do evento será divulgada em breve. Acompanhe as redes sociais oficiais: Instagram (@flimofestival) | Facebook (/flimofestival).
A 3ª edição da FLIMO – Festa Literária de Morretes tem realização da Gloriosa Produção Cultural e conta com patrocínio master da Copel, e patrocínio da Havan e Petrobras. A Orelha, programação infantil da FLIMO, é apresentada pela Petrobras.
HISTÓRICO- Na primeira edição, em 2019, a FLIMO reuniu quase 1.000 pessoas em seus três dias de programação em Morretes, com mais de 30 artistas convidados. A programação ocupou o Instituto Mirtillo Tormbini, a Casa Rocha Pombo, as praças e coretos da cidade. A segunda edição, em 2020, ocorreu durante a pandemia e foi realizada de forma online, sendo assistida por mais de 2 mil pessoas, reunindo 26 artistas convidados e seis palestras direcionadas a educadores.
Crédito das fotos: Graciosa