O final do contrato de concessão do pedágio vai possibilitar que o preço das passagens do transporte intermunicipal de passageiros de todas as linhas que cruzam praças de pedágio seja reduzido. A medida foi anunciada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
A cobrança nas linhas rodoviárias padrão funcionará da seguinte forma: o valor não está presente na tarifa básica cobrada, portanto basta as empresas não cobrarem o valor do pedágio durante a venda da passagem.
Já com relação as linhas intermunicipais metropolitanas do Interior do Estado, o cálculo do pedágio leva em conta o número de eixos do veículo e de passageiros transportados, estando incluso no valor da tarifa básica.
As empresas irão receber as novas tabelas com os preços das passagens através do DER/PR, nelas já estarão de fora os custos com pedágios.
A alteração dos valores tem validade a partir das 23h59m do dia 26 de novembro de 2021 para as linhas que cruzam as praças de pedágio da Econorte, Viapar e EcoCataratas e após 23h59m do dia 27 para as linhas que cruzam as praças de pedágio da Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia.
Esse ano pela primeira vez, as passagens terão o preço reduzido devido ao fim da cobrança nas praças. Nos anos anteriores, as mudanças ocorriam após o aumento do valor dos pedágios.
As empresas transportadoras de passageiros que integram as linhas intermunicipais do Paraná foram notificadas da medida na última terça-feira (23).