Final feliz: adolescente que passou por cirurgia para retirada de larvas do ouvido já está em casa

Mãe e filha em casa. Agora é continuar o tratamento

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Após mais de uma semana de preocupação para a mãe Luciana da Silva Comparim, e fortes dores para sua filha, a adolescente de 16 anos que precisou passar por cirurgia para remover centenas de larvas do ouvido, o caso teve um final feliz. Na terça-feira (25), a menina recebeu alta do Hospital Evangélico, em Curitiba, e pôde, finalmente, ir para casa, em Guaratuba.

De acordo com Luciana, os últimos procedimentos de limpeza do ouvido da menina foram uma lavagem e sucção, que ainda retirou restos de larvas. “A médica otorrino fez a lavagem, sugou o resto de sujeira, porque ainda tinha bicho morto, e colocou uma câmera no nariz dela para ver como estava por dentro, se havia algum problema. Foi constatado que estava tudo bem e, então, ela deu alta logo pelo início da manhã”, conta.

Porém, foi necessário aguardar o laudo do médico pediatra. “Esperamos o resultado da tomografia até às 17h e, com tudo certinho, a pediatria também liberou a minha filha para voltar para casa e explicou tudo o que ela precisava fazer”, diz a mãe.

Para auxiliar a família, a secretaria municipal de Saúde de Guaratuba enviou uma ambulância até o Hospital em Evangélico para realizar o transporte de mãe e filha para casa. “Eu liguei para a secretaria e eles mandaram a ambulância. Chegamos em casa lá pelas 21h de ontem”, conta.

Momento da saída do Hospital Evangélico para retornar a sua casa

A partir de agora, a adolescente irá continuar o tratamento necessário para evitar sequelas causadas pela situação. Nos dias 30 e 31 de maio, e 06 de junho, ela volta à Curitiba para realizar novos exames. “Agora ela vai continuar tomando medicamentos, antibióticos. Vou ver se consigo de graça, porque um vidrinho é R$ 56 reais e dá só para dois dias”, explica Luciana.

Relembre o caso

O Portal E+ Notícias noticiou, na sexta-feira (21), a situação da adolescente que foi, supostamente, negligenciada por um médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guaratuba. Segundo a mãe, desde o domingo (16), ela reclamava de fortes dores no ouvido após a entrada de uma mosca.

De segunda-feira (17) até quinta-feira (20), mãe e filha foram à UPA de Guaratuba informando sobre a situação, mas, de acordo com ela, o médico só prestou atendimentos superficiais e diagnosticou as dores como uma infecção. Na quinta-feira, Luciana viu larvas no ouvido da menina e retornou ao Pronto Atendimento, quando foram transferidas ao Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá.

No HRL, a adolescente foi submetida a exames e tratamentos e, inclusive, a cirurgias para remoção das larvas. Mais de 100 larvas foram retiradas de seu ouvido.

No sábado (22), após complicações, ela foi transferida ao Hospital Evangélico, em Curitiba, onde permaneceu até esta terça-feira (25).

Possível negligência

Apesar das diversas idas à UPA e aos relatos de fortes dores, a mãe Luciana comenta que o médico que atendeu a menina negou a gravidade da situação em todas as consultas. “No HRL, os médicos ficaram impressionados com a gravidade da situação dela. Foram mais de 100 larvas retiradas do ouvido da minha filha. A negligência em Guaratuba foi muito feia, ela ficou com o pescoço todo inchado, não conseguia nem comer”, desabafa.

O Portal E+ Notícias entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Guaratuba, questionando a respeito do caso. No entanto, não houve retorno.