Fogos de artifício utilizados no Réveillon podem ser fatais para os animais de estimação

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

As festividades de Réveillon se aproximam e com elas a tradicional queima de fogos. O que representa a comemoração da chegada de um novo ciclo para alguns pode ser terrível para pessoas com sensibilidade e também para os animais de estimação.

Os bichinhos possuem uma sensibilidade auditiva maior que os humanos, por isso, os ruídos gerados pelos fogos de artifício são tão prejudiciais, assim como explica a Veterinária Dayane Moura (CRMV PR 13443) da Clínica Vida Animal.

“A sensibilidade auditiva dos bichinhos é bastante superior à dos humanos, por isso, eles sofrem muito com o barulho e com o que ele pode causar, como: transtornos, mudanças no comportamento, agressividade, agitação, salivação em excesso, postura encolhida, tremores, hiperatividade, laceração do tímpano, epilepsia, convulsões, ataque cardíaco e fugas, neste caso, eles podem acabar se machucando e até vir a óbito”, explica a Veterinária.


Ela dá ainda algumas dicas simples que podem ser aplicadas dentro de casa para garantir mais conforto e tranquilidade aos bichinhos.

“Importante não deixar seu animalzinho sozinho nesse momento, ele pode pensar que está em perigo e querer fugir. Crie um ambiente seguro e calmo, feche portas e cortinas, coloque petiscos, comidas e brinquedos para entreter o pet, use algumas medicações que podem deixá-lo mais calmo, mas não dopado. Por fim, consulte o veterinário para avaliar o animalzinho”, ressalta Dayane.

Fogos sem Estampido 

Entre os municípios do Litoral do Paraná que vão investir em fogos sem estampido neste Réveillon está Guaratuba. Além dos trios elétricos que garantem a animação para a chegada do ano novo, a queima de fogos também é muito esperada, mas no município ela acontece de forma consciente. Serão 10 minutos de show pirotécnico sem som no Morro do Cristo para receber 2023.

Outro município do Litoral do Paraná que vai apostar nos fogos de artifício com baixo estampido está Matinhos. Por lá, a comemoração ocorre em dois pontos: no Balneário Flórida e na Praia Brava, em Caiobá. Os fogos utilizados serão os chamados fogos ecológicos, mais seguros para pessoas com sensibilidade auditiva, crianças, animais e até para o meio ambiente.