As últimas horas foram de muita tensão em todo Litoral do Paraná devido as fortes chuvas.
Os alagamentos e pessoas desalojadas ou desabrigadas foram registrados especialmente em Morretes, segundo o Corpo de Bombeiros.
Por lá, na manhã desta segunda-feira (01), a prefeitura chegou a decretar situação de emergência. Houve enchentes nos Rios Catira, Nhundiaquara, São João, Rio do Pinto, Marumbi, Rio Sagrado.
No último domingo, o Rio Nhundiaquara chegou a ultrapassar quatro metros.
Guaratuba também registrou pontos de alagamento especialmente devido a subida de nível do Rio Cubatão.
Para entender como funcionaram os atendimentos do Corpo de Bombeiros em todo litoral no último domingo (31) e como prosseguem os trabalhos nesta segunda-feira (01), o Portal E+ Notícias entrevistou a Tenente Virgínia Turra. Confira!
As últimas horas foram de muita chuva no litoral. Quais os locais mais críticos até o momento?
Os locais mais críticos para atendimento foram Morretes devido ao elevado número de chamados e Guaratuba devido a subida de nível do Rio Cubatão, esses locais exigiram atenção a mais das equipes do Corpo de Bombeiros.
Os Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados para atender algum ponto específico dentro e fora de Paranaguá?
Os nossos acionamentos ontem foram via Defesa Civil Municipal de Morretes onde ficaram mais concentrados. Sendo oito pessoas pedindo apoio por causa de inundações nas residências e duas questões de árvores que acabaram caindo em via pública. A maioria das ocorrências já foram sanadas, ou, chegando no local já haviam sido resolvidas. Precisamos também desalojar 11 pessoas, ou seja, retirá-las de suas casas e tiverem que ser levadas para casa de familiares próximos.
Hoje estamos realizando um atendimento de árvore que despencou. A prefeitura através da defesa civil também nos reportou que atendeu outras situações e que existem pessoas desabrigadas e que estão recebendo acolhimento seguro do município para passar a noite e pensar no que farão daqui em diante.
Além disso, prestamos um atendimento nesta segunda-feira (01) pela manhã no Cubatão, em Guaratuba, a uma família que pediu apoio para sair de sua residência.
O que a população deve fazer caso esteja dentro de casa ou do carro e presencie um alagamento iniciando?
Se a pessoa estiver dentro do carro e presenciar o alagamento, a orientação é tomar o sentido contrário, não tentar passar por ruas alagadas principalmente quando houver enxurradas porque você não consegue ver a profundidade. Caso o carro seja acometido pela enxurrada a pessoa deve tentar sair em segurança imediatamente, não conseguindo sair do veículo deve ligar para o 193 e solicitar apoio, pois é uma emergência bastante perigosa.
Agora se estiver em casa e não conseguir sair, deve-se procurar apoio do Corpo de Bombeiros através do 193 ou da Defesa Civil Municipal.