Frio intensifica problemas respiratórios e receio de contágio pelo coronavírus

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O frio chegou e junto com ele, os problemas respiratórios, como renite, sinusite, resfriados, gripe. Seria algo normal nesta época do ano, não fosse a pandemia e o medo da contaminação pela Covid-19.

Isto acontece, porque muitos sintomas destes problemas respiratórios são semelhantes aos apresentados por quem está com coronavírus. A mudança de comportamento das pessoas, que passaram a ficar muito tempo confinadas em espaços fechados, facilita a transmissão da gripe, resfriados e até mesmo da própria Covid-19.

Segundo especialistas, pequenos sinais podem ser levados em conta para diferenciar as doenças, por exemplo, a gripe comum apresenta sintomas mais intensos, que duram mais tempo, a febre é alta, diferente dos resfriados, que passam mais rápido e tem sintomas mais amenos. A rinite provoca espirros constantes e seguidos, ocasionando crises que podem retornar de 4 a 6 horas. A Covid-19 pode variar os sintomas apresentados dependendo do paciente, neste caso, é preciso verificar a perda do olfato e paladar que costumam ser mais duradouras.

Pequenos sinais podem ajudar a diferenciar gripe comum, rinites e resfriados da Covid- 19. Crédito da Foto – CNN

De acordo com a microbiologista Natalia Pasternak, alguns comportamentos durante os dias mais frios, podem ser determinantes no aumento da transmissão das doenças respiratórias, ela ressalta também, que em contrapartida, cuidados básicos, podem fazer toda a diferença.

“É preciso manter o distanciamento físico e social, evitar aglomerações, principalmente em locais fechados e sem ventilação, como bares e restaurantes. Devemos aproveitar o fato de que o Brasil não tenha um inverno rigoroso, que impeça a circulação em espaços abertos, e continuar priorizando atividades ao ar livre, como caminhadas”, explica ela.

Já, o infectologista da Fiocruz e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Paulo Sergio Ramos Araújo, orienta que os sintomas muito parecidos, podem dificultar o diagnóstico da Covid-19 e portanto, procurar um médico é o mais indicado.

“Na presença de qualquer sintoma relacionado às vias aéreas, como coriza, tosse, dor de garganta, febre, de forma isolada ou associada, o indivíduo deve buscar atendimento médico ou serviço de atenção básica da saúde, para receber orientações sobre a necessidade de testagem para a Covid-19 e prosseguir com as medidas de isolamento, caso seja indicado”.

A Secretaria de Saúde de Paranaguá, por intermédio de sua assessoria de imprensa, relata que a procura por atendimentos médicos relacionados a problemas respiratórios, aumenta consideravelmente nesta época do ano nas unidades de saúde do município.

“Este é um período do ano em que é mais propício para gripes e resfriados além de outras manifestações respiratórias. Vale lembrar que, as unidades básicas de saúde são a porta de entrada do paciente. Caso ele apresente sintomas gripais pode buscar o atendimento na unidade mais próxima de sua residência. É o médico que em avaliação individual que verificará a melhor conduta, eles têm conhecimento e estão prontos para atender a população com consultas, orientações, entre outros serviços, para melhor atender ao cidadão que busca pelo atendimento”, completou a assessoria.