Gente da Gente: Conheça Christian Barbosa, um parnanguara cheio de talentos

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Christian Barbosa, é o nosso entrevistado no quadro Gente da Gente de hoje. Modesto, ele iniciou a entrevista dizendo que não se considera fotógrafo, algo que nem passa pela cabeça, de quem tem o privilégio de apreciar o seu dom em registrar paisagens e momentos.

Uma das perguntas que fiz para o Christian foi: “O que você mais gosta de fotografar?”, são aquelas perguntas, que fazemos já sabendo a resposta. Fotografar Paranaguá e suas nuances é mais do que uma preferência, é uma habilidade que ele possui. Basta olhar seu trabalho disponível nas redes sociais, são fotografias produzidas com um olhar único.

Além das fotos, Christian também se dedica ao jornalismo, profissão que exerce com o registro profissional e também dá aulas de História em escolas estaduais. Vamos conhecer um pouco mais sobre este parnanguara cheio de talentos? Confira a entrevista!

Você disse que não se considera um fotógrafo, mesmo com um dom especial para a prática. Por que?

Eu não me considero fotógrafo, eu sou um parnanguara apaixonado por fotografia. A foto é meu maior hobby. Sou graduado em História, com especialização em artes visuais. Tenho registro do jornalista, profissão que exerci por 25 anos. Atualmente tenho um blog de notícias culturais e também trabalho como professor de História na Rede Estadual.

Como começou sua história na comunicação em Paranaguá?

Eu comecei em 1994 fazendo um estágio na assessoria de imprensa da Prefeitura de Paranaguá juntamente com a saudosa Dolly Polasek. Depois eu retornei como assessor de imprensa em 1998 a convite da própria Dolly, a qual sempre me deu oportunidades. Trabalhei na revista “O Itiberê” e tive colunas em vários jornais de Paranaguá.

E o amor pela fotografia surgiu quando ?

Amor pela fotografia carrego comigo desde a infância. Quando tinha 10 anos ganhei uma câmera fotográfica do meu tio. Assim nunca mais parei. Hoje é uma paixão e também um hobby que eu exerço diariamente. Às vezes quando eu não estou legal eu saio para fazer uma foto de Paranaguá e isso melhora o meu astral.

Onde trabalha atualmente?

Sou professor de História e atuo na rede estadual desde 2009.  Atualmente estou lotado no colégio estadual Maria de Lourdes Morozowski. Por 10 anos trabalhei como repórter e professor ao mesmo tempo, era uma vida muito corrida.

O que gosta mais de fotografar?

Eu gosto de fotografar o anoitecer em Paranaguá. Naquele momento em que o céu ganha tons diferentes. O amanhecer também me encanta principalmente com o sol refletindo no rio Itiberê.

Tem alguma história engraçada ou curiosa envolvendo seu trabalho com fotos?

Em 1999 eu ganhei um concurso promovido pela Kodak. O tema do concurso era memória fotográfica. Tínhamos que fazer fotos dentro desse tema. Enviei pelos Correios algumas fotografias e para minha surpresa tive uma fotografia selecionada entre os 10 finalistas.

A escolha dos vencedores aconteceu pela internet.

Só que naquele tempo não era muito comum ainda acessar a rede de computadores. Eu trabalhava na assessoria de imprensa e nossa ferramenta de comunicação era somente o fax e o telefone.  E para votar na minha foto eu tive que procurar uma Lan House. Apesar de toda a dificuldade eu acabei vencendo o concurso. Ganhei uma câmera fotográfica digital muito moderna numa época em que a fotografia digital ainda era vista como uma coisa do futuro. Eu tive que vender o prêmio porque não tinha como usar.

Para quem se interessou pelo seu trabalho. Como pode conferir?

As minhas fotos eu sempre coloco na minha página no Facebook. O número de seguidores que eu tenho no meu perfil se deve principalmente às fotografias de Paranaguá, tanto atuais como também as fotografias antiga. As fotos são postadas publicamente e podem ser compartilhadas, dessa forma estamos espalhando Paranaguá para todo o mundo.

Qual recado deixaria para quem sonha em viver da fotografia, ou até mesmo de outra profissão considerada “desafiadora” e tem medo que a escolha dê errado?

A nossa vida é muito passageira e nós temos que agir seguindo o nosso coração. Sempre em toda minha vida fui movido pelo emocional e pelas paixões, acredito que é isso que traz a felicidade para perto da gente. Coloque o coração em primeiro lugar e faça aquilo que gosta para ser feliz.