Governador Ratinho Junior lança edital para a construção da ponte de Guaratuba

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Parece que um desejo antigo dos moradores do Litoral Paranaense está prestes a se tornar realidade. O Governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior esteve reunido com autoridades na manhã desta sexta-feira (1), no Palácio Iguaçu, para lançar o edital de contratação integrada dos projetos para a construção da Ponte de Guaratuba. O edital já foi publicado em Diário Oficial e a obra inclui também os acessos entre o município e a cidade de Matinhos.

Segundo informações da Agência Estadual de Notícias (AEN), a ponte contará com 1.244 metros de extensão e terá uma seção estaiada de 320 metros, que vai permitir a navegação pela baía. Com a construção da ponte, o tempo de travessia deve reduzir dos mais de 30 minutos atuais, em média, para apenas dois minutos.

Com a efetivação da construção da estrutura os municípios litorâneos estarão definitivamente interligados e a utilização do ferry boat passará a ser opcional e não exclusiva. O ferry conta com um movimento estimado de 70 mil a 100 mil veículos por mês, número que chega à 200 mil na temporada de verão.

“Chegamos finalmente a uma solução definitiva para um problema que a população de Guaratuba e todas aqueles que visitam a cidade, principalmente no verão, estavam cansados de sofrer, tirando do papel uma obra que alia a engenharia ao cuidado com o meio ambiente. O projeto da Ponte de Guaratuba confirma que o nosso governo se destaca pelas grandes obras de infraestrutura, que trazem modernização e desenvolvimento ao Paraná”, destaca Ratinho Junior.

A obra vai ocorrer na modalidade Contratação Integrada e também inclui intervenções nas vias de acesso à ponte. Já o valor investido pelo Governo do Estado é sigiloso. A nova Ponte de Guaratuba terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros.

Vale lembrar que a construção conta com um Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) concluído em 2019, e com um Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) 65% executado, com estudo preliminar já entregue.

O coordenador do Litoral do Paraná, Arnaldo Maranhão esteve presente na solenidade realizada hoje e comentou sobre a importância da tão esperada obra.

“ Sem medo de errar, essa é uma das obras mais esperadas da história do litoral paranaense. Ouço essa promessa eleitoreira há mais de 40 anos e hoje ela saiu do papel, por isso, fica aqui o agradecimento ao governador Ratinho Júnior, que também tem investido na recuperação da orla de Matinhos. São obras muito aguardadas pela população e que vão deixar o Litoral do Paraná ainda mais forte, afinal teremos condições de atrair turistas e com eles, emprego e renda”.

Com informações e foto: AEN