Na última quinta-feira (12), o Governo do Estado em parceria, com a Defensoria Pública do Paraná e a Prefeitura de Paranaguá, anunciou a retomada dos atendimentos jurídicos gratuitos na cidade, os quais, ficaram paralisados por um período.
O objetivo da Defensoria Pública é oferecer atendimento jurídico para pessoas, que muitas vezes, não conseguem arcar com estes serviços por conta própria devido as suas limitações financeiras.
Para anunciar a novidade, foi realizada uma reunião, na qual, estavam presentes: o Defensor Público do Paraná, doutor Matheus Munhoz, o Coordenador do Litoral do Paraná, Arnaldo Maranhão, o Prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, o Vereador Luizinho Maranhão, a Procuradora Geral do Município Bruna Marin, entre outros.
Nesta parceria, o Governo do Estado vai ofertar a mão de obra dos advogados, enquanto o município, vai ceder o espaço onde funcionava a secretaria municipal de saúde, para que a população receba o atendimento.
De acordo com o Defensor Público do Paraná, doutor Matheus Munhoz, a retomada dos trabalhos da Defensoria vai ocorrer em etapas, que devem ter início em julho, durante as festividades de aniversário do município.
“A defensoria passou um período ausente na região, devido a reformulação pela qual estava passando dentro do Governo do Estado e agora nos preparamos para a retomada, que vai acontecer em etapas. No mês de aniversário da cidade, ocorre o evento Concilia Paraná, que vai prestar serviços como divórcios, acerto de pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade. No segundo momento, haverá o lançamento de um posto avançado de atendimento, no antigo prédio da secretaria municipal de saúde. No terceiro momento, pretendemos ingressar na cidade com sede própria, com toda uma estrutura: advogados, assessores e estagiários”.
Doutor Matheus também aproveitou a oportunidade e explicou como vai funcionar esta parceria. “Neste primeiro momento, o município nos cede o espaço, o apoio do Governo do Estado é porque precisamos aumentar nosso número de funcionários e para isso se torna necessária a verba, esse apoio vem através do âmbito estadual, permitindo que possamos retornar de forma completa à Paranaguá. Lembrando que tudo que fazemos é de forma gratuita para a população”.
Já o Coordenador do Litoral do Paraná, Arnaldo Maranhão, destacou a importância da notícia e os benefícios que a Defensoria Pública irá trazer para a população carente da região.
“Estou muito feliz com na qualidade de Coordenador do Litoral em trazer esta boa notícia. A Prefeitura de Paranaguá entrará com o espaço, onde funcionava a antiga secretaria municipal de saúde e a Defensoria Pública com os funcionários e advogados. Faz cinco anos ou mais, que Paranaguá não possuía este tipo de serviço e por isso, o projeto vem em bom momento. Temos que agradecer ao Governador Ratinho Junior, ao Defensor Público do Paraná, doutor Matheus Munhoz que participou das reuniões, ao Defensor Público Geral André Ribeiro, ao Prefeito Marcelo Roque e sua equipe, ao Deputado Hussein Bakri que ajudou muito. Proporcionar atendimento jurídico para aquelas pessoas que mais necessitam, resolvam suas pendências judiciais de forma gratuita, é sinônimo de respeito, dignidade, compromisso”.
Foto: Folha do Litoral