Governo do Paraná inicia a última fase da revitalização da orla de Matinhos

Obras de micro e macrodrenagem no municipio de Matinhos, que vão acabar com as enchentes e alagamentos nas ruas.. secretário do IAT Everton Luiz da Costa Souza deu coletiva para a imprensa no local das obras na praia de Caioba.

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Na última quarta-feira (17), foram iniciadas as intervenções de microdrenagem na orla de Matinhos. Essa é a última fase das obras de revitalização, ela deve ser finalizada daqui há 14 meses e tem o valor estimado de R$ 39,2 milhões.

Esse procedimento aliado aos serviços de macrodrenagem, visam controlar as cheias no município, uma queixa antiga de moradores e turistas.

A revitalização da orla de Matinhos é realizada pelo Governo do Estado do Paraná através do Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação. A obra acontece em duas etapas, que somam o valor total de mais de R$ 500 milhões.

Além das intervenções de microdrenagem, o pacote de obras integra projetos já finalizados ou em andamento como a engorda da faixa de areia, reurbanização de parte do município com plantio de árvores nativas, novas sinalizações, paisagismo e implementação de medidas que possam reduzir os efeitos das ressacas marítimas.

Um levantamento feito recentemente, aponta que 70% das intervenções na orla já foram concluídas pelo Consórcio Sambaqui. A finalização completa da obra tem data prevista para o segundo semestre de 2024.

“Essa era a etapa que ainda não havia começado e que tem um impacto imenso na vida das pessoas, que é o que o governador Ratinho Junior nos pede. Costumo dizer que a microdrenagem são como veias que levam a água para grandes recipientes, no caso o Canal da Avenida Paraná, que está recebendo a macrodrenagem, e o próprio Rio Matinhos. É isso que vai fazer com que os alagamentos diminuam no município”, destacou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Vale lembrar que a temporada de verão adiou os trabalhos de microdrenagem, pois o período é de movimento intenso no Litoral do Paraná e poderia causar interferências no andamento das melhorias.

Agora, as ações iniciam pela Rua Ponta Grossa e depois se estendem pela Avenida Atlântica, no trecho entre as ruas Ponta Grossa e Antonina, no período entre 9 de junho e 7 de julho; no trecho entre as ruas Antonina e Ceciliano Tavares da Avenida Atlântica, entre 10 de julho e 28 de julho; e na Rua Paranaguá, de 31 de julho a 7 de agosto. A intervenção avança para outras vias urbanas apenas após a conclusão desta fase.

“Esses serviços vão diminuir e muito as cheias em toda a região de Matinhos. São 23 quilômetros de microdrenagem e mais de mil metros de macrodrenagem. Essas fases se completam com a macrodrenagem, escoando a água que recebe do sistema da micro. A integração permite ganhar cota, caimento para a água com as canaletas em U. Tudo isso faz com que o escoamento para o mar seja mais rápido”, ressaltou o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro.

“Claro que se houver uma chuva de grande intensidade em um curto período de tempo, aliada à maré alta, teremos cheias. Mas com um escoamento muito mais rápido e eficiente do que o sistema atual”, disse ainda o diretor.

O Prefeito de Matinhos José Carlos do Espírito Santo, o Zé da Ecler, comentou sobre a relevância da obra.

“Matinhos vai se livrar daqueles acúmulos de água que tanto dificultavam o dia a dia da nossa cidade”, pontuou o prefeito.

Importância da Revitalização 

A obra de revitalização da orla de Matinhos visa reduzir os impactos ocasionados pela junção de fatores como: desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e fenômenos naturais, como chuvas fortes e ressacas que costumam atingir o Litoral.

Essa junção tem trazido sérios prejuízos e danos para o município de Matinhos afetando consideravelmente sua infraestrutura urbana, seu setor turístico e de lazer.