O Governo do Paraná está investindo para que os usuários tenham acesso também ao ferry boat no período de construção da ponte de Guaratuba.
Na última terça-feira (23), a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), realizou a sessão de disputa da nova empresa que ficará responsável pelo serviço de travessia no município litorâneo.
A empresa Internacional Marítima foi a escolhida com um valor arrematante negociado de R$ 131.800.000,00. A próxima etapa é encaminhar ao DER/PR sua proposta de preço detalhada e os documentos exigidos em edital.
Logo em seguida, a comissão de contratação analisa o material e divulga a decisão. Caso o conteúdo não seja aprovado, será convocada a segunda colocada.
Entre os serviços previstos no edital, estão: a aquisição de materiais para manutenção dos ferry boats, pontes e flutuantes de propriedade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), disponibilização de até três conjuntos de balsa + rebocador (ou ferry boats, além dos três que já estão disponíveis) com capacidade de transporte simultâneo somada de 180 veículos de passeio, estrutura flutuante para manutenção, rebocador para apoio operacional, painel de mensagens variáveis em LED, guindaste móvel sobre pneus, fornecimento de combustível, contratação de toda a mão de obra necessária para a operação, serviços de mergulho e aquisição de demais materiais para serviços correlatos à travessia e outros.
Outra exigência é a capacidade mínima somada de 360 veículos de passeio simultaneamente, em até seis embarcações, ficando à disposição da empresa os ferry boats do DER/PR. Além disso, não são permitidas embarcações com capacidade de lotação inferior a 60 veículos, o objetivo é evitar as longas filas e horas de espera. O valor máximo da licitação é de R$ 132.198.011,44, calculado com base nos custos da prestação de serviços e fornecimentos de produtos.
O volume anual médio de tráfego da travessia da Baía de Guaratuba é de 1.359.990 veículos, entre pagantes e usuários isentos. Os dados são de análises e estudos técnicos.
Vale lembrar que a empresa arrematante já atua na região por contrato emergencial e que encerra em agosto desse ano.
Construção da Ponte:
Atualmente a obra está em período de sondagens subaquáticas, elaboração dos relatórios de engenharia dos projetos e dos relatórios ambientais. A intenção é garantir que em breve sejam obtidas tanto a licença ambiental, como a Licença de Instalação.
A ponte terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. Estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada, duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados, com 3 metros de largura, e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.
Também estão previstas intervenções nas vias de acesso à ponte, como o alargamento da PR-412 para facilitar o encaixe na estrutura, a implantação de um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos. Além da previsão de uma rótula alongada na margem Sul para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, a construção de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes, entre outras melhorias.