Grávidas e mulheres no período pós-parto agora fazem parte do grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19

Foto: Reprodução/Pixabay

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A partir da próxima etapa, grávidas e puérperas (mulheres que estão no período pós-parto), integram o grupo que terá prioridade na vacinação contra a Covid-19. A decisão veio através do Ministério da Saúde e foi anunciada nesta terça feira (27) pela coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do ministério, Franciele Francinato.

Incluir gestantes e puérperas no grupo prioritário da vacinação, foi um assunto debatido em audiência na Câmara dos Deputados e veio da situação preocupante da pandemia no Brasil, levando em conta que este público é mais suscetível a internação por Covid-19.

Franciele Francinato, destacou que a vacinação deve iniciar no dia 13 de maio e que para realizá-la foi preciso modificar a recomendação da Organização Mundial de Saúde.

“Nossa indicação é que, nesse momento, vamos alterar um pouco a recomendação da OMS [Organização Mundial de Saúde] que hoje indica a vacinação, de acordo com o custo x benefício. Mas, hoje, o risco de não vacinar gestantes no país já justifica a inclusão desse grupo para se tornar um grupo de vacinação nesse momento”.

As gestantes com doenças pré-existentes terão prioridade na vacinação, o primeiro lote de entregas do imunizante deve chegar na próxima quinta-feira (29) e inicialmente 1,3 milhão de doses serão distribuídas para aplicação. Neste primeiro momento, serão usadas as vacinas Coronavac, AstraZeneca e da Pfizer.