Guaraqueçaba inicia nesta segunda-feira (14) vacinação de pessoas a partir dos 18 anos

Força-tarefa é montada para garantir que a vacina chegue até as comunidades mais isoladas. Crédito da foto: AEN

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Guaraqueçaba é a cidade do Litoral do Paraná que mais avançou até agora na vacinação contra a Covid-19, o fato do município ser o menos populoso do litoral com 7.600 habitantes, unido a um sistema vacinal bastante organizado, foram decisivos para que Guaraqueçaba alcançasse um número satisfatório de imunizados.

Nesta segunda-feira (14), o município começa a vacinação por idade de pessoas com 18 anos ou mais. Para chegar até as 26 comunidades como as ilhas mais isoladas e nas 19 comunidades rurais de Guaraqueçaba é preciso uma grande força-tarefa, muitos profissionais de saúde necessitam do auxílio de barcos e até helicópteros para ter acesso a algumas regiões.

Segundo a prefeita Lilian Narloch, no site da Secretaria de Estado da Saúde, Guaraqueçaba aparece com 38% da sua população vacinada, mas ela diz que esse número já teria alcançado mais de 60%, o motivo da diferença nos números seria um atraso na atualização do sistema.

Para Lilian, o número expressivo de imunizados é um grande alívio, uma vez que, Guaraqueçaba não conta com leitos de UTI e quando necessário precisa recorrer ao sistema de saúde de Paranaguá.

“Houve uma redução muito grande mesmo, de 200 casos que nós estávamos, fomos para 100, depois para 50, hoje nós temos 8 casos ativos no município, é uma redução drástica”, destacou a prefeita com relação a constante de redução de casos confirmados de coronavírus no município, em entrevista para a RPC.

Segundo a assessoria de comunicação de Guaraqueçaba, a vacinação para as pessoas com 18 anos ou mais nesta segunda-feira (14) vai das 08 às 17 horas na Unidade de Saúde Padre Mario Di Maria. Nas Comunidades Rurais, a vacinação será na UBS Tagaçaba, nas Comunidades Insulares na UBS Lídio Michaud – Ilha do Superagui.

A assessoria destacou ainda que nas comunidades a vacinação será “in loco” e que para vacinar é preciso portar documento original com foto, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.