Guaraqueçaba não registra óbitos por Covid-19 no mês de julho

Apesar dos números positivos as medidas de segurança serão mantidas no município. Crédito da foto: Globo

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Guaraqueçaba foi o único município do litoral do Paraná que não registrou nenhum óbito em decorrência da Covid-19 no mês de julho. A população é de 7.594 habitantes e desde o início da pandemia, 743 casos da doença foram confirmados, 660 recuperados e 18 óbitos registrados, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde apurados até 12h18 desta terça-feira.

Além de não ter registrado mortes no mês passado, o Hospital de Guaraqueçaba está com a ala destinada aos pacientes com Covid-19 vazia. O secretário municipal de saúde Alcendino Ferreira Barbosa comentou sobre os fatores que tornaram este feito possível.

“Este feito se deve a todas as ações que o município está fazendo com relação ao combate ao coronavírus. Como a vacinação encabeçada por seis equipes, três fixas e três volantes, a sanitização de ambientes com maior aglomeração de pessoas, seguimos também com algumas restrições e orientações voltadas a população. As campanhas nas redes sociais também foram essenciais, a manutenção dos cuidados básicos nos espaços públicos e privados como: uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. O monitoramento da circulação do vírus através do teste rápido também foi importante no município”, pontuou ele.

Apesar de já ter alcançado os 18 anos na vacinação por idade, a campanha de imunização contra o coronavírus continua em Guaraqueçaba.

“A vacinação está a todo vapor, estamos realizando a repescagem de primeira dose e também a segunda dose. Buscamos ainda as pessoas que recusaram a vacina, ainda estamos tentando alcançar estas pessoas. As nossas equipes seguem nas 26 comunidades de ilhas e 19 comunidades rurais”, disse ainda o secretário.

Por outro lado, os números positivos alcançados pelo município não são sinônimos do relaxamento das medidas de segurança contra a Covid-19, pelo menos por enquanto, como explica Alcendino.

“Seguimos aqui no município ainda com todos os cuidados básicos, nossas ações permanecem focadas na prevenção. A imunização já abrange pessoas a partir dos 18 anos e gradualmente estamos voltando a normalidade, mas não podemos relaxar, os cuidados continuam”, finaliza ele.