Levando em conta o número crescente de casos de Covid-19 registrados no Litoral do Paraná nas últimas semanas, a Prefeitura de Guaraqueçaba, emitiu um novo decreto na última sexta-feira, dia 20 de maio.
O documento, leva em conta o Decreto Estadual de número 7.672/2021 que enumera novas medidas restritivas de combate a Covid-19 e também resoluções que vieram após reunião da AMLIPA (Associação dos Municípios do Litoral).
De acordo com a decisão da Prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos Narloch, está proibido o acesso de embarcações que realizam transporte intermunicipal por via marítima, aos finais de semana. Com exceção de embarcações usadas para a realização de serviços essenciais, como os da área de educação, transporte de equipes médicas entre outras atividades listadas pelo decreto estadual e/ou municipal. Nestes casos, será necessário apresentar um comprovante de autorização da viagem.
A Prefeitura de Guaraqueçaba também orientou que, enquanto estiver vigente o Decreto Estadual 7.672/2021, está proibido o funcionamento de bares, restaurantes e outros serviços considerados não essenciais durante os finais de semana. Também está autorizada a adoção de medidas ainda mais restritivas, no caso de quadros epidemiológicos comprovados, que possam a vir ser registrados em comunidades específicas.