Hemepar de Paranaguá enfrenta queda expressiva do número de doadores

Foto: Portal E+ Notícias

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

São tempos difíceis para quem necessita de doação de sangue. O Hemepar de Paranaguá está com uma baixa significativa de doadores, entre os motivos: férias de verão e os casos de Covid-19 que tem aumentado dia após dia na cidade.

“A procura está muito baixa desde o mês de janeiro, alguns candidatos a doação relatam que estão viajando de férias e outros com Covid-19. O protocolo para Covid foi alterado, quem teve resultado positivo, após a quarentena, deve aguardar mais 10 dias, para doar, desde que completamente restabelecido. Quem tomou vacina da Covid-19 deve esperar sete dias para doar, tudo isso interfere no fluxo de doações”, explica Nádia Cristina Tadra, assistente social do Hemepar.

As pessoas que desejarem doar sangue e ajudar a mudar as estatísticas, podem ligar ou enviar uma mensagem para o Hemepar via WhatsApp. É necessário agendamento prévio, para evitar aglomerações.

“Para ser doador a pessoa deve ligar ou enviar um WhatsApp para 3420- 6663 que tiramos as dúvidas e agendamos. Pode doar quem está bem de saúde entre 16 a 69 anos de idade e também é preciso pesar acima dos 53kg, outros critérios são avaliados na consulta. É necessário levar documento original com foto”, reforça Nádia.

O Hemepar em Paranaguá está localizado na Avenida Gabriel de Lara, 657, no bairro João Gualberto.