Hoje é o Dia Internacional da Educação: data foi escolhida para amplificar discussões sobre o tema

Dia Internacional da Educação é celebrado em 28 de abril. Crédito da Foto: Canal do Ensino

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Um dos direitos básicos de todo ser humano é o acesso à educação, uma oportunidade para que todos estimulem suas habilidades socioemocionais e também o raciocínio, o que é essencial para o desenvolvimento dos indivíduos e também da sociedade, por isso, não é clichê dizer que a educação muda vidas.

Devido a importância do tema, 28 abril foi instituído como o Dia Internacional da Educação, o objetivo é amplificar as discussões referentes a esse assunto tão importante e presente em nosso cotidiano. A escolha do dia 28 de abril, aconteceu devido ao Fórum Mundial de Educação de Dakar, evento realizado em Senegal, na mesma data, mas no ano 2000. O fórum foi bastante produtivo e até hoje é considerado um marco de discussão do tema educação, o que tornou 28 abril uma data comemorativa.

E é impossível falar de educação, sem enaltecer os seus principais disseminadores, que são os professores e demais profissionais da área. Em Paranaguá, temos grandes nomes na educação, como é o caso do professor de Wistuba Junior, que tem como grande paixão, compartilhar seus conhecimentos sobre a história e cultura da nossa região.

Professor destaca a importância do Dia Internacional da Educação.
Crédito da Foto: Redes sociais do professor.

Em entrevista para o portal E+ Notícias, o professor destacou a importância do dia 28 de abril. “Na verdade, todo dia é dia da educação, mas, é lógico que ter um dia especial é muito significativo para os educadores e não são só os professores, digo que é um dia para todos os profissionais envolvidos no processo ensino e aprendizagem, é todo um conjunto de pessoas que estão envolvidos e que trabalham numa escola”, destaca o professor.

Devido a pandemia, o mundo todo teve que se readaptar, em especial a educação, que foi um dos setores mais afetados. “A pandemia trouxe desafios para os educadores, com novas ferramentas para a educação, o que modificou nossas formas de trabalho, com pontos positivos e negativos. Particularmente, não acho que estas mudanças foram em sua maioria boas, digo assim, em razão de achar que a presença física é fundamental para todo o processo. A escola é um local de socialização, onde ocorrem trocas importantes para a formação de um novo cidadão, ou seja, se está perdendo esse espaço quando se trabalha com ensino à distância, há falta do contato físico na formação dos estudantes”, completou ele.

Wistuba Junior, é um apaixonado pela história e cultura de Paranaguá e sempre que tem a oportunidade, compartilha seus conhecimentos, usando a criatividade e o seu jeito descontraído na hora de ensinar, a seu favor. “Sempre tive um olhar diferenciado quando falo de História, na Educação Básica e no Ensino Superior, no que se refere à História de Paranaguá, na tentativa de poder atingir um maior número de pessoas para que possam conhecer Paranaguá, para tanto, passei a utilizar mídias diferenciadas, no início, através dos jornais, das rádios e da televisão”.

O professor finaliza, destacando a tecnologia, como grande aliada da educação. “Agora, com novas tecnologias, passei a usar a internet que, foi um ponto positivo, divulgando a rica história de Paranaguá.  Tem dado tão certo e, muitas vezes, sinto-me realizado e feliz quando vejo outras pessoas também auxiliando nas divulgações de Paranaguá, ou seja, é muito gratificante saber que não estamos mais sozinhos, que há tantas outras pessoas também auxiliando na divulgação”, finaliza Wistuba.

Aos professores e demais profissionais da área, fica aqui a homenagem e reconhecimento do portal E + Noticiais pelo Dia Internacional da Educação.