Dona Odete atua na área de beleza há mais de 60 anos, em Paranaguá

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A Rua Faria Sobrinho faz parte da história da Paranaguá. Junto com ela, também há comércios e comerciantes que ajudam a contar a história da cidade.

Entre estas pessoas está a empresária Odete, proprietária do Salão da Odete. A Cabelereira mais experiente do centro da cidade e quem sabe de Paranaguá, afinal são mais de 60 anos de profissão.

Reconhecimento pelo trabalho exercido

Tempo suficiente para ganhar excelência no ofício e colecionar histórias. Umas boas, outras difíceis, algumas engraçadas, mas todas dignas de ser compartilhadas.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esta mulher forte e inspiradora? Confira a entrevista!

Dona Odete, como e quando começou na profissão ?

Quando cheguei em Paranaguá em 1962 com meus pais (morávamos em Santos), comecei a trabalhar com a Dona Floriza Gebran, após com o Seu André (cabeleireiro bem conhecido na época), e em seguida no salão da Jane Fan. Deste último salão, resolvi abrir o meu e seguir em frente sozinha, esta época chegava a abrir o salão às 06:0hrs e trabalhar até meia noite, cheguei a empregar 18 funcionárias para dar conta do movimento.

Além disso, fui instrutora técnica da NIASE durante muitos anos. Antes de lançarem o produto no mercado, enviavam para que eu pudesse avaliar, e enviar um relatório sobre o que achei, e se deveriam melhorar.

Tem alguma história engraçada ou curiosa ao longo destes anos?

Sim! Como sempre trabalhei com filhos e netos em volta, uma vez estava tão compenetrada atendendo a cliente, e ao mesmo tempo vendo o nariz de uma das crianças escorrendo, que do nada coloquei o lenço no nariz da cliente e mandei ela assoar! Kkkkk, óbvio que ela não entendeu nada, e todos que estavam presentes riram junto.

Qual a parte mais gostosa da profissão?

Atender minhas clientes com alegria, com satisfação e saber que essas pessoas maravilhosas respeitam e reconhecem o meu trabalho, sabem que sempre fiz e faço o meu melhor para vê-las feliz.

Qual o segredo para se manter durante tantos anos na ativa?

Muito respeito com as minhas clientes, ter amor e muita paixão pela profissão escolhida.

Qual  recado deixaria para quem está começando ?

Diria que ainda é uma profissão linda, que exige estudo, competência, bom gosto, atualizações constantes e é acessível para todas as pessoas. Dei muitos cursos para pessoas que não tinham condições e não tinham nenhuma profissão, foram donas de casa a vida toda e hoje sustentam suas famílias e têm uma luz no fim do túnel. Atualmente elas possuem um objetivo para levantarem da cama todas as manhãs e lidam com a beleza, a autoestima das pessoas e com a sua própria superação.