Inspirador: Projeto 5C muda vidas em Paranaguá desde 2015

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Criado em 2015, o Centro Cultural Cecília Correa Carvalho, conhecido como 5 C, vem mudando vidas de pessoas em situação de vulnerabilidade social de Paranaguá. O idealizador, João Costa Junior luta dia após dia, para que os participantes do projeto tenham contato com valores como: conhecimento, comunidade, cooperação, além de ocupar o tempo ocioso destas crianças e jovens com atividades culturais e esportivas.

Hoje, o projeto 5C é itinerante, a kombi Dançarina pode ter acesso a todos os cantinhos do país, levando filosofia e arte para os lugares mais extremos e necessitados. Vamos conhecer um pouco desta iniciativa com poder transformador ? Confira a entrevista com o fundador, João Costa Junior.

No que consiste o projeto?

O Centro Cultural Cecília Correa Carvalho foi fundado para transformar mundos, o mundo interior de cada criança que tem contato com nossos valores: conhecimento, cooperação, cultura, comunidade e conscientização. Ele visa a socialização das crianças do bairro do Parque São João por meio de mais de 20 oficinas: atividades esportivas, educacionais, musicais, teatrais, dança, cinema, WebRádio, artesanato, além das festas comemorativas.

Onde ele é executado ?

Até dezembro de 2021, as atividades eram executadas na sede do 5C, no Parque São João, na área da casa dos meus pais. Por conta da pandemia e atividades on-line, decidimos que o 5C pode ser levado para mais crianças e para outros bairros, então ele está itinerante, através da kombi Dançarina na estrada levaremos o 5C e sua filosofia para todo canto do país.

Como e quando ele surgiu?

O 5C surgiu em 2015, quando perdi um ente querido para o tráfico, meu primo levou 8 tiros. Na época, decidi largar o meu emprego em uma empresa em Curitiba e com o dinheiro da minha rescisão construí o primeiro barracão do 5C com aulas de violão para 8 crianças. Com o tempo, o número de crianças passou para uma média de 60 por sábado, desta forma, a quantidade de oficinas também foi crescendo.

Tem alguma história de superação que valha a pena compartilhar?

Tenho algumas, vou escolher quatro que realmente marcaram.

Primeira História:

Antes mesmo da fundação do 5C, os seus valores já eram disseminados. Certo dia, um adolescente foi questionado sobre seu futuro, sobre o que gostaria de ser. Ele disse:

“Eu queria ser engenheiro, mas meu pai já disse que vou continuar com o lavar car da família, que é nosso único sustento”

Após várias conversas e orientações, esse adolescente, hoje jovem adulto, formou-se em engenharia civil no ano passado.

Segunda História:

Dos voluntários fixos da instituição, ao menos 10, foram nossas crianças em 2015. Isso mostra a continuidade dos nossos valores e, principalmente a consciência e discernimento desses (hoje adolescentes e jovens) de que fazer o bem sem olhar a quem é recompensador.

Terceira História:

O 5C concorreu a um prêmio em 2017 com mais 533 instituições de todo país, sendo a única de Paranaguá.

Fomos contemplados entre as três campeãs e fundamos o Cine 5C, pois 90% das nossas crianças nunca tinham ido a um cinema. Então, nosso projeto foi inaugurar o cinema com um filme: Improváveis, produzido, filmado, editado, protagonizado e estrelado por nossas crianças.

Quarta história:

Em 2019, um grupo de estudantes da Califórnia e de Harvard visitaram o Brasil e foram até dez instituições: em Salvador, São Paulo, Curitiba e, em Paranaguá, visitaram o 5C.  Para nos comunicarmos com eles, nossas crianças passaram por aulas básicas de inglês durante dois meses.

Como o projeto sobrevive hoje?

O projeto sobrevive de doação dos nossos padrinhos e nossas madrinhas. Para essa nova etapa, com o 5C na Kombi, também teremos nossos produtos como, camisetas, bonés, canecas, chaveiros para venda. Ainda há a possibilidade de patrocinadores em nossos canais do YouTube.

Quem tiver interesse em ajudar, como pode fazer?

Para ajudar temos a opção da compra dos nossos produtos ou doações que podem ser feitas através das informações bancárias abaixo:

Banco: Caixa Econômica

Op: 003

Ag: 0398

C/C: 5387-2

CNPJ: 23.797.355/0001-59

Centro Cultural Cecília Correa Carvalho

PicPay

@dancarinanaestrada

Quais os contatos e redes sociais da iniciativa?

O contato pode ser feito comigo, João Junior através do número: (41) 99605-9490 e também por nossas redes sociais: @5c_centrocultural ; @dancarinanaestrada e pelo site: https://www.radio5c.websitenoar.net/.