Saúde: Instituto Peito Aberto organiza atividades alusivas ao Outubro Rosa Copy

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Neste mês é realizada a Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama.

O movimento Outubro rosa é internacional, foi criado na década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure (EUA). A campanha é de muita relevância, pois, o câncer de mama é o que apresenta um dos maiores índices de mortalidade em todo mundo.

Desde 2013, Paranaguá conta com o Instituto Peito Aberto. A idealizadora é Fabiana Parro, que aos 36 anos foi diagnosticada com câncer de mama, ela usou sua história de superação para fazer a diferença na vida de outras mulheres que passam pelo mesmo momento delicado.

O Instituto não tem fins lucrativos e oferece gratuitamente atendimentos da área de saúde para mulheres diagnosticadas com câncer de mama, além do apoio psicológico e das doações de perucas, que são confeccionadas por voluntárias e essenciais na retomada da vaidade daquela mulher que está enfrentando o tratamento.

Até agora, centenas de mulheres já foram atendidas pelo Instituto. Neste mês, quando é realizada a Campanha Outubro Rosa, o trabalho executado pelo órgão ganha ainda mais destaque.

“Esse ano o foto do Instituto para a campanha do outubro Rosa é um alerta para as mulheres jovens. De uns anos para cá, temos recebido muitas mulheres jovens, com menos de 40 anos.
Nossa campanha esse ano será: “ Um toque para todas as idades”, destaca Fabiana Parro.

A programação do Outubro Rosa organizada pelo Instituto iniciou já em setembro e segue com atividades de conscientização até o final desse mês.

“Nós abrimos o nosso outubro rosa com um café, que foi realizado no dia 29/09, o café da primavera. Evento realizado em parceria com a Aciap, Conselho da Mulher Empreendedor, TCP Terminais de Contêineres de Paranaguá e confeitaria Vovó Virgínia. No dia 22/10, teremos um evento em parceria com o Hangar Rock Burguer Bar, 2º Rock de Peito Aberto. Toda a entrada do evento será revertida para os projetos do Instituto. E como sempre, durante todo o mês, estaremos falando de prevenção e levando nossa vivência, desafios e luta contra o câncer de mama para as empresas, escolas, igrejas, enfim, mais um ano de muito trabalho junto à sociedade”, explica Fabiana.

Ela aproveita também para destacar a relevância da campanha. “Ela é um toque para todas as idades, trás a importância, durante esse outubro rosa, do alerta para todas as mulheres, independente da idade. A prevenção se inicia desde sempre, trabalhar prevenção é cuidar da alimentação, praticar atividade física regular, ficar atenta ao estilo de vida que levamos, assim como fazer exames períodos e colocar na rotina fazer o autoexame, mesmo as mulheres jovens”, finaliza a presidente do Instituto Peito Aberto.