Inverno 2022 inicia oficialmente nesta terça-feira (21), na maior parte do Brasil

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Quem aprecia os dias frios e tudo o que vem junto com ele, já pode comemorar. Começou oficialmente às 06h13 desta terça-feira (21), o inverno 2022 na maior parte do território brasileiro.

A estação não chegou ainda em algumas partes do Amazonas, Pará e quase na totalidade de Roraima e Amapá, que ficam no Hemisfério Norte. O início da estação é chamado de solstício de inverno (dia do ano com menos horas de luz do que qualquer outro no ano).

Geralmente, o inverno começa no dia 22 de junho, mas neste ano antecipou e em algumas ocasiões, pode iniciar até no dia 23 de junho. A estação mais fria do ano segue até 22 de setembro às 22h04, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na região Sul, a previsão é de pouca chuva para a estação, o que deve deixar o inverno marcado pelo clima seco, o motivo é a presença do fenômeno La Niña. Já no oeste dos três estados e no extremo sul do Rio Grande do Sul, as chuvas ficam na média ou ligeiramente acima dela.

As temperaturas devem ficar próximas e abaixo da média para grande parte da região especialmente nos meses de julho e agosto, isso acontece devido a entrada de massas de ar polar no continente. Pode haver geada em alguns lugares, principalmente nos de maior altitude. A única exceção à tendência é o norte do Paraná, onde as temperaturas podem ficar acima da média.

“Os três estados da região serão as áreas mais frias do país durante essa época do ano, com possibilidade de neve durante o mês de julho nas serras Gaúcha, Catarinense e no planalto de Santa Catarina”, explica Cesar Soares, meteorologista da Climatempo.

Para saber como fica a previsão do tempo nos próximos dias em Paranaguá, acesse: SIMEPAR – Previsão do Tempo – Paranaguá/PR. 

Foto: G1

PARCEIROS