Inverno começa hoje (21) e promete ser gelado e seco no Paraná

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Os apreciadores das temperaturas mais baixas, já podem comemorar. A partir de 0h32 de hoje (21) começou oficialmente o inverno.

Segundo o Simepar, o clima frio vai seguir com força nos próximos dias em todo o estado, especialmente na parte mais ao Sul do Paraná, onde as mínimas devem ficar abaixo dos 10ºC. Na segunda-feira (21) é esperada uma nova frente fria que deve provocar chuvas, a previsão dos meteorologistas é que seja um inverno de chuva dentro ou abaixo da média histórica e temperaturas levemente abaixo do normal.

De acordo com Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, durante o inverno 2021 serão frequentes episódios de frio intenso que vão durar por vários dias consecutivos, incluindo a formação de geada. Ainda podem ocorrer os chamados veranicos, períodos de tempo seco e quente, mais comuns a partir da segunda quinzena de agosto.

Já o cenário climático indica que o volume de chuva ficará entre próximo e abaixo da normalidade, com exceção do Litoral, que deve seguir o padrão habitual. A questão causa uma certa preocupação, pois o Paraná vive uma crise hídrica onde são comuns os rodízios de abastecimento de água em várias regiões do estado.

Neste inverno não devem haver manifestações dos fenômenos El Niño e La Niña. Após influenciar o clima nos últimos meses no Paraná, La Niña dissipou-se sobre o Oceano Pacífico Equatorial. O inverno acaba oficialmente no dia 22 de setembro.

PARCEIROS