Investimentos: PASA anuncia projeto de expansão

Crédito da Foto - Folha do Litoral

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A PASA – PARANÁ OPERAÇÕES PORTUÁRIAS S/A, anunciou recentemente seu projeto de expansão que contempla a construção de um novo armazém graneleiro, juntamente com um novo shiploader (carregador de navios) e uma nova linha de embarque.

Para a obra, que iniciou no 2º semestre de 2021 e que deve ser finalizada no 1º trimestre de 2023, está previsto um investimento de R$ 220 milhões.

Para obter mais detalhes sobre esse assunto, a equipe de jornalismo do Portal E+ Notícias entrevistou Osvaldo Inácio da Silva, Supervisor administrativo e financeiro da PASA. Confira!

Como vai funcionar a ampliação do novo terminal?

O projeto de expansão contempla a construção de um novo armazém graneleiro, juntamente com um novo shiploader (carregador de navios) e uma nova linha de embarque. Esse conjunto de obras e equipamentos, visa atender a demanda pelo embarque de granéis sólidos de origem vegetal (açúcar, soja, farelo e milho), oriundos do Paraná e estados vizinhos.

Como ficará a questão da capacidade de operação?

Essa nova estrutura prevê um novo armazém para 60.000 toneladas de capacidade estática. Já para a nova linha de embarque e o novo shiploader, os equipamentos terão uma capacidade de carregamento de 2.000 tons/hora.

Quais são os investimentos previstos?

Os investimentos totais serão da ordem de R$ 220 milhões, conforme previsto no contrato de arrendamento firmado junto a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), que é a autoridade portuária responsável pelos Portos Paranaenses.

Quais os benefícios que a obra vai gerar para Paranaguá?

Além dos investimentos já mencionados, que serão alocados na cidade, teremos todo o afluxo de recursos e pessoas durante a obra, dada a sua complexidade. Após concluída, a estrutura demandará de forma direta 60 (sessenta) novos postos de trabalho, fora os inúmeros postos de trabalhos indiretos que orbitam em função do terminal. Somasse a isso, o fato de o Terminal estar habilitado para movimentar um volume muito maior de carga, o que gerará impostos e divisas para o Munícipio, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico e social.

Quando iniciou a obra e quando termina?

O cronograma já está sendo implementado, tendo as obras iniciadas no 2º semestre de 2021 com previsão para término no 1º trimestre de 2023. A PASA através desse novo projeto, reforça o seu compromisso com Paranaguá e seu Porto, buscando atrair investimentos e contribuir para o desenvolvimento da cidade, sem deixar de lado sua vocação de ser um agente atuante, na promoção e expansão do agronegócio paranaense e do Brasil.