Jovens da Ilha dos Valadares e da Ilha do Mel recebem treinamento profissional dos Portos do Paraná e SENAI

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A Portos do Paraná, em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), concluiu em setembro cursos de informática básica e assistência administrativa para oito jovens das Ilhas dos Valadares e do Mel – Encantadas, em Paranaguá. As capacitações fazem parte do projeto Trilhas do Amanhã, integrado ao Programa de Educação Ambiental da empresa pública, e visam fornecer qualificação profissional para facilitar a entrada desses jovens no mercado de trabalho.

“A relevância desses cursos é particularmente acentuada para os jovens da Ilha do Mel, muitos dos quais são filhos de proprietários de restaurantes e pousadas. Com esse novo aprendizado, eles têm a oportunidade de contribuir de forma mais efetiva para a gestão dos negócios familiares”, explicou Bruna Focht, Analista Ambiental da Cia Ambiental, consultoria que presta serviços para a Portos do Paraná.

Os cursos abordaram uma gama de tópicos fundamentais. O de informática cobriu desde operações básicas em computadores até pesquisas na internet e uso de aplicativos para tabelas e gráficos. Por outro lado, o curso de assistente administrativo explorou a organização de documentos, fluxogramas, processos administrativos e fundamentos contábeis-financeiros, entre outros.

No total, 36 alunos participaram das atividades de aprendizado em informática e oito foram formados como assistentes administrativos. Todos os participantes receberam uma agenda e uma caneta do SENAI como parte do encerramento do curso, e um tablet foi sorteado entre aqueles que concluíram ambas as formações.

Segundo Bruna Focht, os cursos representam uma valiosa adição ao currículo dos jovens, a maioria dos quais está na faixa etária entre 15 e 17 anos e ingressando agora no mercado de trabalho através de programas de Jovens Aprendizes. “Ter esses dois cursos reconhecidos pelo SENAI agrega bastante valor para eles”, concluiu a analista.

Ao final das atividades, foi realizado um café de confraternização, selando o compromisso da Portos do Paraná e do SENAI em investir no potencial dos jovens da região.

Informações: Portos do Paraná