Campanha “Junho Violeta” visa o combate da violência contra a pessoa idosa

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O mês de junho foi escolhido para ampliar as ações que visam o combate da violência contra a pessoa idosa, a campanha foi batizada de “Junho Violeta”. O dia 15 é considerado o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e marca a manifestação contra os abusos e sofrimentos gerados a este público.

A Lei 10.741/2003 destaca que “a pessoa idosa tem os direitos e a preservação de sua saúde física, mental, moral, intelectual, espiritual e social, objetivando amparar as necessidades comuns a essa fase da vida.”

“Esta campanha tem como objetivo a conscientização da violência contra à pessoa idosa, alertando para os mais variados tipos de violência, como denunciar, quais órgãos procurar e desmitificar que a violência não é somente a física e sim também a violência psicológica, negligêncial, institucional, discriminatória, sexual e patrimonial”, explica a assessoria de comunicação do Lar Perseverança, o qual, atende 68 idosos em Paranaguá.

Para dar ênfase ao Junho Violeta, a direção do Lar, com apoio de parceiros, resolveu desenvolver uma série de ações que visam dar visibilidade à campanha, além de divulgar os canais de denúncia. As atividades começaram no dia 11 e seguem até 17 de junho.

“Dentro da programação está a realização de ações internas com os idosos, passeios e no dia 15 de junho o ponto principal da campanha, que será realizado no Teatro Rachel Costa às 14h00, para crianças da rede municipal de ensino de Paranaguá, que, anterior a pandemia iniciou de forma presencial o projeto “velha infância”. Com o início da pandemia, assim como nossas vidas, o projeto precisou se reinventar, iniciamos de forma remota atividades de interação das crianças com os idosos, bem como recebimento de cartas, desenhos e até presentes, reforçando ainda mais a importância desta troca de saberes”, destaca a assessoria.

No dia 15 de junho, ainda serão realizadas apresentações culturais e o lançamento da cartilha ilustrada “A velha infância, as aventuras no Lar Perseverança”. O evento contará com a presença de autoridades municipais e 160 crianças da rede municipal de ensino.

“Também está prevista a distribuição das cartilhas e fitas alusivas ao Junho Violeta para as empresas parceiras, meio de comunicação e população em geral. Vale ressaltar que todas as denúncias devem ser realizadas junto aos órgãos competentes, o Lar atua com o acolhimento dos idosos que são encaminhados através destes órgãos”, completa a assessoria de comunicação.

Canais de Denúncia:

Direitos humanos: Disque 100

Ministério Público: (41) 3424-0566

Conselho do Idoso de Paranaguá: (41) 3420-2895

CREAS: (41) 3420-2928